TV Portal

Quarta segue com nebulosidade variável e eventos de chuvas no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba

(Foto - Felipe Lima)
O Ceará segue com previsão de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba para esta quarta-feira (17). Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. A análise foi realizada na tarde ontem pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme a imagem do satélite GOES-16, das 16h desta terça (16), há nuvens sobre o Ceará. Elas estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra no norte do Nordeste. A atuação deste sistema vem colaborando para uma maior ocorrência de precipitações nas áreas próximas à faixa litorânea.
Ao longo de hoje, a expectativa é que o estado como um todo tenha cobertura variada ao longo de nuvens ao longo do dia e, nas áreas indicadas com eventos de chuva, as precipitações deverão chegar em mais de 50% do território. Nas demais, entre 5% e 20% da área sob previsão. Tais chuvas não serão contínuas.
Já para esta quinta-feira (18), nebulosidade variável com eventos de chuvas no centro-norte. No sul, há possibilidade de chuva.
Na manhã de hoje, os meteorologistas da Funceme realizarão uma nova análise das condições atmosféricas para indicar possíveis alterações na previsão do tempo.
CALENDÁRIO DE CHUVAS
O balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje indica registros de chuva em, pelo menos, 53 municípios. Os maiores acumulados informados até o início da manhã desta quarta foram em Ibiapina (71 mm), Apuiarés (60,6 mm) e Horizonte (52 mm).
Os dados das 24 horas são preliminares parcial e seguem em atualização ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou por meio do aplicativo ‘Calendário de Chuvas’.
Fonte: Funceme