TV Portal

Semana de Prevenção à Tuberculose inicia nesta sexta, dia 22


A Secretaria da Saúde do Ceará inicia nesta sexta-feira, 22, às 9 horas, a Semana de Prevenção à Tuberculose no Ceará, na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Porangabussu. A programação encerra no dia 4 de abril.
Haverá atividades educativas no Terminal da Parangaba (23), no Mercado São Sebastião (26), webpalestra (28) e Fórum Cientifico (29). O encerramento da Semana será com uma palestra na Escola Mario Alencar. A programação terá parceria da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Secretaria de Educação do Ceará, da Associação de Amparo aos Pacientes de Tuberculose, Universidade Federal do Ceará e Conselho Federal de Fisioterapia do Ceará.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que afeta prioritariamente os pulmões (tuberculose pulmonar), 90% dos casos é dessa forma. Existe também a tuberculose extrapulmonar que pode acometer outros órgãos e sistemas como ossos, rins, meninges, pleura, olhos.
Tosse por mais de três semanas é um sinal de alerta. Procure um posto de saúde mais próximo da sua casa.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é através do exame de escarro que chama de baciloscopia. São coletadas duas amostras e essas amostras vão para o laboratório. O exame dando positivo, inicia-se de imediato o tratamento. O tratamento da tuberculose é gratuito, dura seis meses e pode ser feito em uma Unidade Básica da Saúde.
“O mais importante é que o paciente não deve abandonar o tratamento, em torno do segundo e terceiro mês há uma melhora significativa dos sintomas”, lembra Sheila Santiago, coordenadora do Programa da Tuberculose do Estado.
Em 2018, foram confirmados 3.791 casos da doença e 222 óbitos. Neste ano, até 9 de março, foram registrados 473 casos de tuberculose com oito óbitos, de acordo com a planilha de doenças de notificação compulsória divulgada pela Sesa toda semana.
Data comemorativa

O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD). A data lembrou os 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Robert Koch.
 Programação

22 de março, às 9 horas
Palestra sobre Tuberculose: diagnóstico e tratamento
Departamento de Enfermagem da UFC

23 de março, às 8 horas
Atividades Educativas
Terminal de Papicu

24 de março, às 8h30min
Busca de SR na população em situação de Rua
Praça do Liceu

26 de março, às 8 horas
Atividades Educativas
Mercado São Sebastião

27 de março, às 8 horas
Atividades Educativas
Terminal de Parangaba

28 de março, às 9h30min
Webpalestra sobre Tuberculose

29 de março, às 8h30min
Fórum Científico
Escola de Saúde Pública do Ceará

04 de abril, às 9h30min
Palestra
Escola Mário Alencar

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará