TV Portal

Robótica: curso de Arduino é encerrado com apresentação de protótipo em Fortaleza


Para tornar a prática da Robótica acessível para todos a Universidade do Trabalho Digital oferece o curso gratuito de Arduino, que teve mais uma turma finalizada nesta quarta-feira (27/2) com a apresentação dos protótipos desenvolvidos pelos 22 estudantes que concluíram o treinamento.
O curso é realizado em Fortaleza pelo Instituto Centec e pela Universidade do Trabalho Digital (UTD) e atende pessoas de todas as idades, como Luiz Melo Junior, de 68 anos. Participante de diversos cursos da UTD, Luiz viu no arduino uma possibilidade de aprender sobre tecnologia na prática. “Desenvolvi um jogo de memória utilizando leds e auto-falantes e que pode ser utilizado por crianças, adultos e idosos para entretenimento”.
A fisioterapeuta Cibele Cunha, de 23 anos, criou um braço robótico como forma de ajudar, posteriormente, pessoas com deficiência. “Minha ideia é desenvolver protótipos voltados a pacientes amputados”, explica Cibele, que paralelamente faz uma pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional para complementar o aprendizado obtido na UTD.
Entre os projetos desenvolvidos pelos estudantes durante os cursos de Arduino (básico e avançado) estão: sistema de acesso com identificação por radiofrequência; teclado musical com memória; sistema de controle com infravermelho; jogo da velha eletrônico; carrinho com controle via bluetooth através de celular; braço robótico; sistema de acesso através de senha por teclado; e robô seguidor de linha.
O professor do curso de Arduino, Anderson Morais, explica que os alunos recebem um kit básico logo nos primeiros dias para iniciarem o desenvolvimento dos protótipos, contendo placa de arduino, cabos, sensores, leds, resistores e capacitores.
“Com pouco tempo é possível desenvolver projetos a partir deste material fornecido”, afirma. Anderson é bastante requisitado durante as aulas devido ao seu vasto conhecimento e por sua forma simples e didática de repassar o conteúdo, relacionando o aprendizado em sala de aula com as experiências do dia a dia.
O que é o arduino?
Arduino é uma plataforma de eletronica aberta para a criação de protótipos baseada em software e hardware livres, flexíveis e fáceis de usar. Os projetos desenvolvidos com arduino podem ser executados mesmo sem a necessidade de estar conectados a um computador.
Como participar da UTD
A UTD é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Instituto Centec. Para se inscrever nos cursos, o candidato deve ter idade a partir de 16 anos e portar a seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de endereço (originais ou cópias). As inscrições acontecem na sede do projeto (Rua Major Facundo, 500, 12º andar – Centro | prédio do cine São Luiz).
Fonte: Centec