TV Portal

Quarta-feira (13), será de céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará.

Municípios do centro-sul do Estado já começaram a receber precipitações da tarde de hoje (FOTO: Marciel Bezerra)


Após dias seguidos de céu claro e altas temperaturas, o centro-sul do Ceará volta a ter condições de chuva, segundo previsão atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta terça-feira (12). De forma geral, a quarta-feira (13) será de céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará.
Para esta quarta-feira (13), o Cavado de Altos Níveis (CAN), que até ontem estava atuando no leste do Nordeste e dificultando chuvas para o sul do Estado, deve se deslocar em direção ao extremo sul da região, contribuindo para as precipitações.
O CAN atua de forma semelhante ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), isto é, provocando cenário favorável onde sua borda atua e dificultando nas áreas sob o seu centro, onde acontece subsidência do ar (inibindo a formação e o crescimento das nuvens.)

Imagem captada do Radar Banda S no início da noite de hoje. Para acompanhar as chuvas em tempo real, basta acessar o link www.funceme.br/radar ou ainda acompanhar por meio do aplicativo Funceme Tempo, disponível para Android e iOs.
Imagem captada do Radar Banda S no início da noite de hoje. Para acompanhar as chuvas em tempo real, basta acessar o link www.funceme.br/radar ou ainda acompanhar por meio do aplicativo Funceme Tempo, disponível para Android e iOs.

Diante desta situação prevista, a Funceme aponta, para esta quarta-feira (13), céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará, pois confluência dos ventos ficará sobre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, contribuindo para acumulados mais expressivos até, pelo menos, a próxima quinta-feira (14).
Os próximos dias, é importante realizar o acompanhamento das atualizações feitas duas vezes ao dia (manhã e tarde), pois sistemas como CAN são de baixa previsibilidade e movimentação rápida, podendo interferir nas análises indicadas.
Balanço
No intervalo entre as 7h desta segunda (11) e as 7h desta terça (12), houve registros de chuvas em 71 municípios, sendo os maiores nas regiões localizadas no norte do Estado, como Litoral Norte e Ibiapaba. As maiores precipitações foram em Acaraú (63,2 mm), Tianguá (50,2 mm) e Viçosa do Ceará (50 mm).
Entre segunda e terça, as maiores temperaturas máximas absolutas do Ceará foram registradas no sul do Estado. Em Jaguaribe, o valor mais extremo foi de 36,3ºC. Já em Barbalha e Tauá, as Plataforma de Coleta de Dados (PCDs) marcaram 35,9ºC e 35,6ºC, respectivamente. Em Iguatu, a máxima chegou a 35,2ºC.
Fonte: Funceme