TV Portal

Correção da redação do Enem 2018 será liberada ainda este mês


Os treineiros também poderão conferir os seus desempenhos no mesmo dia

 
Nos próximos dias, os mais de 4 milhões de candidatos que fizeram o Enem 2018 poderão conferir a correção das redações. A data ainda não foi definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, porém consta no edital que a liberação da correção ocorre 60 dias após a divulgação dos resultados gerais. Ou seja, após o próximo dia 18, quando também serão divulgados os resultados das provas dos treineiros.
Para consultar o espelho da redação, é preciso acessar a Página do Participante do Enem e inserir o CPF e senha cadastrada no momento da inscrição. Vale lembrar que o acesso ao espelho de correção é exclusivamente para vista pedagógica da redação.
No ano passado, o tema da redação foi a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” e a pontuação máxima só foi alcançada por 55 participante – de acordo com o MEC, foram escritos 4.122.423 textos na aplicação regular do Enem. Os textos produzidos por pessoas privadas de liberdade não entraram nessa contagem.

Como é feita a correção da redação do Enem?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o texto é passado pelas mãos de dois professores avaliadores, sem que um saiba da nota dada pelo outro. A avaliação é feita a partir das cinco competências exigidas no edital do Enem. Os avaliadores atribuem de 0 a 200 pontos para cada competência, totalizando 1000 pontos. A nota final será a média aritmética das pontuações totais dos avaliadores. Uma terceira correção é feita se as notas entre os dois primeiros professores tiver uma diferença maior que 100 pontos ou mais de 80 em alguma das cinco competências.

Saiba quais são as competências avaliativas da redação do Enem:
Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. 

E quando uma redação tira nota zero no Enem? *

- Fuga total do tema
- Texto com até sete linhas
- Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa
- Palavrões, xingamentos, desenhos e outras formas propositais de anulação
- Inserções indevidas como ter parte do texto desconectada do tema proposto
- Folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrito no rascunho

* com informações da Agência Brasil

Calendário Enem 2019
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Este ano, em todo o Brasil, as provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Desde 2017, o exame é aplicado em finais de semana distintos. As inscrições estão programadas para acontecer entre os dias 6 e 17 de maio.

 Agência Educa Mais Brasil