TV Portal

Centec contribui para fortalecimento do setor calçadista em Santa Quitéria



Está em andamento, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Santa Quitéria, a segunda turma de capacitações gratuitas promovidas por meio de uma parceria entre o Instituto Centec, Prefeitura e empresa de calçados Democrata. O curso de “confeccionador de calçados de couro” acontece de 11 de março a 27 de maio, com carga horária total de 200 horas, e conta com a participação de 28 alunos. A parceria teve início em novembro de 2018 com a inauguração do novo laboratório de costura industrial no CVT. Desde então, 30 pessoas já foram capacitadas no primeiro curso, o de corte e costura industrial, e 26 alunos foram contratados pela empresa calçadista.
Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, a iniciativa faz parte de uma série de esforços da diretoria para desenvolver novas parcerias entre gestores locais, instituições de pesquisa, extensão e ensino e do setor produtivo. “Esta parceria constitui um marco importante no desenvolvimento local, com uma capacitação tecnológica de qualidade, gerando resultados concretos e diretos na geração de emprego e renda para a população residente no Município de Santa Quitéria”, comemora o diretor.
Para o prefeito de Santa Quitéria, Tomás Figueiredo, “esta aliança tem sido de grande importância para o aprendizado dos quiterienses e para o acesso ao primeiro emprego, com toda possibilidade de crescimento. A capacitação é feita por profissionais qualificados e os cursos tem uma procura cada vez maior, melhorando assim os resultados. Que essa parceria siga fortalecida e crescente”, disse Figueiredo.
O gerente de produção da Democrata, Eurípedes Barsanulfo, afirma que, graças aos cursos oferecidos pelo CVT, hoje a empresa não tem problemas em encontrar bons profissionais na cidade. “É gratificante sabermos que estamos formando bons profissionais, pois eles já terminam o curso com um bom nível de disciplina e conhecimento técnico.  Antes, tínhamos dificuldade de mão de obra especializada e esta parceria faz com que as pessoas se adaptem melhor. A empresa oferece oportunidade para as pessoas certas e a cidade também cresce”, explica.
Quem acompanha de perto a realização dos cursos, é o coordenador do CVT Santa Quitéria, Lucileudo Gomes. Ele ressalta que este tipo de cooperação só fortalece as ações do Centec em todo o Estado. “Esta parceria tem como objetivo principal a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, promovendo assim a melhoria da indústria calçadista, o emprego e a geração de renda para os quiterienses”, pondera o gestor do CVT.

Fale com o CVT Santa Quitéria
Endereço: Rua Aracaju, s/nº, bairro Boa Vida
Telefone: (88) 3628-0752
Fonte: Centec