TV Portal

Carnaval terá nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, Ibiapaba e Maciço de Baturité

No litoral, as chuvas serão isoladas e ocorrerão principalmente pela madrugada e manhã (Foto: Marciel Bezerra)
A previsão do tempo para o Ceará durante o feriado prolongado de Carnaval é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, não estão descartadas precipitações, porém, o céu ficará parcialmente nublado.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas previstas para o litoral, incluindo Fortaleza, devem se concentrar entra a madrugada e o período da manhã. Comportamento será semelhante nas regiões vizinhas com cenário favorável às precipitações.
Neste momento, a avaliação dos meteorologistas da Funceme indica que as chuvas previstas estão associadas, principalmente, à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontra-se próxima à costa norte do Nordeste. O cenário desfavorável para ocorrência de chuvas no centro-sul do Ceará, como no Cariri, se deve ao posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
O centro deste sistema está sobre o leste do estado da Bahia e, nesta área, a subsidência do ar, que é o movimento de cima para baixo, inibe a formação e o crescimento das nuvens.
“Apesar da faixa litorânea estar mais favorável às chuvas, não estão descartadas precipitações nas demais áreas, como no centro-sul do Estado. Há possibilidade. Porém, nós observamos a ocorrência deste fenômeno [VCAN] e seu posicionamento, assim como seu deslocamento podem atrapalhar a ocorrência de chuvas”, reforça a meteorologista da Funceme Meiry Sakamoto.
Durante todo o feriadão, a Funceme está de plantão e realizará novas análises do cenário e, se preciso, realizará a atualização da previsão do tempo. Para acompanhar, basta acessar o site ou ainda obter detalhes por meio do aplicativo Funceme Tempo.
Para entender
Nebulosidade refere-se à fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. Segundo as normas meteorológicas atuais, o céu é dividido em octas (entender como um círculo que pode ser separado em 8 partes, sendo cada uma delas um octa).
De acordo com o meteorologista Raul Fritz, uma condição prevista de céu parcialmente nublado, por exemplo, para um observador à superfície, é aquela para a qual no mínimo a metade (50%, ou 4 octas) até perto de 75% (6 octas) da área do céu, sobre o observador, se encontrará nublada, e sem previsão de precipitação, no período da previsão, conforme normas usadas na meteorologia.
Na previsão indicada para o feriado, que é de nebulosidade variável com chuvas isoladas, significa que, para o período de validade da previsão o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens, ou seja, a fração de céu encoberta por nuvens será variável (não constante), e com chuvas (mais de 20% (1/5) até 50% (metade) da área sob previsão).
Fonte Funceme