TV Portal

Boas práticas educacionais de Ceará e Bahia são compartilhadas em encontro na Seduc


O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) nesta terça-feira (26), com o objetivo de conhecer as experiências exitosas desenvolvidas pela Pasta, e assim, alinhar planos de ação em áreas específicas entre as duas instituições. O secretário Executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, participou do encontro.
Pela manhã, o gestor baiano conheceu o funcionamento do regime de colaboração entre estado e municípios e os impactos na qualidade da educação. Na sequência, foi apresentado às ações inovadoras no ensino médio e profissionalizante, abordando ainda o tema das Escolas de Tempo Integral.
“A Bahia está buscando boas práticas. Estamos indo aos estados com os quais possamos intercambiar, e viemos ao Ceará para discutir assuntos relacionados à aprendizagem, ao sistema de avaliação, ao regime de colaboração com os municípios, bebendo na fonte da boa experiência. Da mesma forma, a Bahia está aberta ao Ceará, nos temas que lhe interessarem”, explica Jerônimo.
O secretário executivo Rogers Mendes considera que o momento foi oportuno para a criação de um vínculo entre as duas unidades da federação, com possibilidade de ganhos mútuos. “O que pretendemos com essa aproximação é aperfeiçoar as políticas educacionais dos dois estados, tanto apresentando nossos projetos estratégicos, como aprendendo sobre as iniciativas realizadas na Bahia”, avalia Rogers.
Os temas do desenvolvimento das competências socioemocionais, das políticas de permanência de jovens na escola e da alimentação escolar, entre outras ações, também foram abordados durante a visita.
Ao fim do encontro, durante a tarde, o secretário Jerônimo Rodrigues visitou a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Mário Alencar e a Escola Municipal Saraiva Leão, ambas em Fortaleza.
Assessoria de Comunicação da Seduc