TV Portal

Precatórios do FUNDEF: Sindicato APEOC percorre o Ceará e defende luta da categoria pelos recursos

A Jornada pelos Precatórios do FUNDEF já começou na última semana e percorreu 5 municípios cearenses: Cedro, Iguatu, Crato, Jucás e Icó. No comando, o presidente do Sindicato APEOC, professor Anizio Melo. Em pauta, a criação de um calendário estadual de mobilizações e a discussão sobre o Financiamento da Educação.
O Sindicato APEOC é hoje referência na luta pelos Precatórios do FUNDEF. Entidade pioneira nesse tipo de ação, desde 2015 defende que os recursos sejam destinados exclusivamente à Educação, subvinculando o dinheiro, com 60% para a valorização do Magistério e 40% para manutenção da rede de ensino e pagamento de funcionários.
A Frente Norte/Nordeste em defesa da Educação é uma realidade. Este marco histórico conseguiu unir as principais entidades sindicais das duas regiões na defesa dos recursos do antigo FUNDEF. Já foram realizadas diversas reuniões da Frente, e a última ocorreu na CNTE, em Brasília, com a elaboração de um calendário nacional de mobilizações e agenda de ações chamando para a luta toda a categoria e a sociedade.
A partir do dia 11 de abril, será realizada uma série de atividades em defesa do Financiamento da Educação. As ações devem seguir até a data de julgamento dos Precatórios do FUNDEF da Rede Estadual no Supremo Tribunal Federal que está marcado para o dia 12 de junho.
No Ceará, já foram aprovados os seguintes encaminhamentos:
• Dia 11 de abril será realizado um grande ato organizado pelas entidades do Norte/Nordeste em defesa do Financiamento da Educação, onde será feito um convite para toda a categoria e sociedade em prol do pagamento dos Precatórios do FUNDEF das redes municipais;
• Os representantes sindicais irão buscar junto à Assembleia Legislativa do Ceará espaço e apoio para a correta execução da ação de destinação dos recursos do antigo FUNDEF.

Nesta segunda-feira (18), a caravana do Sindicato APEOC continua a luta pelos Precatórios do FUNDEF no Ceará. Desta vez os municípios visitados são Sobral e Camocim.
Fonte : Sindicato APEOC