TV Portal

Mombaça recebe radar de aviões


Foto Reprodução Internet 
A empresa americana FlightAware com sede em Houston, Texas, Estados Unidos, escolheu Mombaça no Sertão Central, como uma das cidades a implantar um radar de aviões no Ceará. A cidade foi escolhida pela sua privilegiada localização, conseguindo monitorar voos que partem da capital e saem para outros estados.

A tecnologia ADS-B (Automatic dependent surveillance-broadcast) utilizada pela empresa é o que tem de mais moderno, uma tecnologia de vigilância cooperativa para rastreamento de aviões. As aeronaves determinam sua posição através de GNSS (Sistema de navegação por satélite) e periodicamente transmitem esse sinal através de uma frequência de rádio. ADS-B é uma das tecnologias selecionadas como parte da Next Generation Air Transportation (NextGen).
O radar tem alcance efetivo de 200km, podendo ainda captar voos mais distantes, é possível monitorar voos em parte de alguns estados vizinhos.

A empresa ProveNET foi a anfitriã em suas instalações do radar implantado pela americana FlightAware.
Aos profissionais, curiosos e entusiastas da aviação a ProveNET disponibilizou um link público de acesso ao sistema de radar implantando:

Fonte: Mombaça Online