TV Portal

Funceme registra chuva em 167 municípios do estado


O Ceará registrou,entre as 7h desta quarta-feira (13) e as 7h desta quinta-feira (14), chuvas em, pelo menos, 167 municípios, o que inclui todas as macrorregiões. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


No intervalo de 24 horas citado, os maiores acumulados foram registrados em Granja (176 mm), Tabuleiro do Norte (167,2 mm), Ibaretama (117 mm), Pacoti (116,6 mm) e Aracoiaba (105 mm). Sendo os dois primeiros os maiores do ano até agora.

Ainda sobre as precipitações de ontem para hoje, o acumulado observado em Granja, que está localizado no Litoral Norte do Estado, foi o 3º maior da história já registrado naquele município, ficando atrás somente dos valores de 220 mm e 190 mm, registrado em março de 2011 e abril de 2009.

Conforme já havia indicado na previsão do início da semana, as precipitações no Estado retornariam com eventos mais isolados na terça-feira (12) e ganhariam força nesta quarta. A principal causa das precipitações mais intensas foi a atuação de dois sistemas: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). 

“Para o Estado, houve um resposta da atmosfera em relação ao oceano, que apresentou superfície mais aquecida próximo à costa do Ceará, favorecendo a aproximação da ZCIT, assim como o deslocamento do VCAN, que apresentou, entre ontem e hoje, posicionamento mais favorável para chuvas no nosso território”, explica o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

Para hoje, o Ceará terá predomínio de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões, semelhante ao que se espera para esta sexta-feira (15). Já para o sábado (16), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Temperatura

As chuvas recentes provocaram ainda redução das temperaturas em determinados municípios. Em Jaguaribe, na região Jaguaribana, as máximas nos dias 11 e 12 foram, respectivamente, de 37,3°C e 37,7°C, já ontem, o observado foi de 35,9°C. Em Fortaleza, a mínima de ontem para hoje foi de 23,4°C, a menor temperatura do mês desde o dia 1º, quando a mínima foi de 23ºC. Os valores referem-se a picos durante o dia.
Fonte:  Funceme