TV Portal

Empreendedorismo: oportunidade de gerar renda própria


Conheça a história da baiana que viu nos sequilhos a possibilidade de mudar de vida




Sabe aquele dom que você tem mas nem valoriza tanto? Ele pode ser uma excelente oportunidade de negócio que está sendo desperdiçada. A história de Vanessa dos Santos, 37 anos, é um exemplo. Ela deixava muita gente com água na boca quando fazia sequilhos durante as reuniões de amigos. Só não enxergava o talento como uma oportunidade de gerar renda própria.

A garra empreendedora somou-se aos conhecimentos adquiridos quando ela cursou Administração, contando com uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. “Para mim foi uma vitória muito grande. Eu fui a segunda da família a formar. Foi uma conquista de todos”, conta emocionada. Ainda na faculdade, quando fazia o curso de Administração, a baiana até pensava em ter o seu próprio negócio mas acabou trilhando outro caminho.

Naquele momento, o foco da microempresária era outro: queria trabalhar em uma multinacional.  Atuou como auxiliar-administrativo, seguiu estudando e se especializando até que conseguiu um estágio onde tanto queria. Mas como boa empreendedora que já era, sentia que faltava algo. “Eu estava um pouco insatisfeita com o trabalho, mas não com a profissão. Estava insatisfeita com a empresa porque não tinha reconhecimento que achava que deveria ter”.

Os sequilhos, feitos de modo informal por Vanessa já se mostravam como uma boa opção mas não recebiam a atenção devida. “Já vinha dando certo mas eu não estava tendo tempo e nem gás mesmo. Às vezes, chegava cansada e não dava o tempo necessário, fazia apenas uma encomenda e pronto. Não dava atenção a outros pontos, como redes sociais da sequilharia”, relembra.

Assim como Vanessa, um em cada quatro estudantes do ensino superior tem ou pretende ser o seu próprio patrão, segundo apontou a pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, realizada pelo Sebrae em 2016. O “incentivo” que a Vanessa precisava para mudar de vida para alguns pode até ser encarado como uma situação desagradável: ela foi desligada da empresa. Elogios e muito planejamento foram os ingredientes essenciais para hoje ela assumir o comando da Lindah Sequilhos, empresa nascente que já faz sucesso na capital baiana.


Pela ajuda de uma bolsa de estudo Vanessa realizou seu sonho

Todas as técnicas e os conceitos aprendidos no curso de Administração são hoje aplicados na sequilharia. O conhecimento na faculdade ajuda Vanessa a provar um novo sabor. “Até como empreender mesmo, eu jamais imaginaria que eu iria colocar a mão na massa literalmente. Eu sei que sempre fui mas para a parte de administrar mesmo, mas hoje eu faço o conjunto completo. Estou realizada, além de tornar o meu sonho real com a bolsa do Educa Mais Brasil”, comemora.

Agência Educa Mais Brasil