TV Portal

Ceará - Mais quatro municípios garantem tratores do projeto de mecanização agrícola


A semana começou animada para agricultores de quatro municípios cearenses. Através do Projeto São José III, o Governo do Ceará entregou quatro tratores para as cidades de Aquiraz, Cascavel, Tabuleiro do Norte e Pindoretama.
Em solenidade realizada no distrito de Tapera, Aquiraz, na manhã da última segunda-feira (18), representantes dos municípios contemplados comemoraram a entrega dos equipamentos do projeto de mecanização agrícola fruto da parceria do executivo estadual, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o Banco Mundial. A ação contempla agricultores por meio da Associação de Produtores Rurais de Cascavel, a Fundação de Assistência Comunitária Cearense (Aquiraz), o Instituto Rivieira (Pindoretama) e o Instituto Gerardo Nunes Malveira (Tabuleiro do Norte).
De acordo com o secretário executivo de planejamento e gestão interna da SDA, Zé Leite Cruz, “o total de investimento dos quatro municípios é de R$ 391.600,00. Isso é fruto da sensibilidade do governador Camilo Santana que entende a dificuldade do homem do campo. E nós da SDA, com apoio do secretário De Assis Diniz, queremos valorizar a atividade daquele profissional que coloca o alimento na mesa do brasileiro”.
Dona Maria de Lima da Silva Nascimento, de 71 anos, veio do município vizinho de Pindoretama e fez questão de subir no trator “pra ver se é bom”. A alegria da mãe é a dos quatro filhos agricultores que residem com ela na comunidade de Alto Alegre. “Gostei! Vai ajudar muito nossa comunidade a produzir feijão, milho … Vai tornar a vida mais fácil. Vai ser como Deus quer”, comenta a agricultora.
A chegada do maquinário tem outro significado para o João Raimundo Filho. Agricultor de 56 anos, acostumado a plantar mandioca, feijão e milho, Raimundo afirma que é tempo de economizar. “Criei meus quatro filhos com a agricultura e, hoje, receber este trator, é para mim e todos da minha comunidade uma grande ajuda porque a gente não vai mais precisar pagar 120 reais por uma hora de trator trabalhando em nossas terra”, comenta o produtor.
Participaram do ato os prefeitos de Aquiraz, Edson Sá, e Pindoretama, Valdemar Araújo, o vice prefeito de Tabuleiro do Norte, João Artur, o deputado estadual, Fernando Hugo, o vereador de Fortaleza, Renan Colares, os vereadores de Aquiraz, Chico Carlos e Nei Pires, e o secretário de agricultura de Cascavel, Alexandre Belém.
Com cessão dos tratores da marca Massey Fergunsson, a gestão e a manutenção do equipamento passa a ser de responsabilidade das associações comunitárias, não sendo possível a reposição por mal uso ou atribuir responsabilidade por parte do Governo do Ceará sobre o desvio de finalidade.
Ascom | Erivelton Celedônio SDA