TV Portal

Fatec Sertão Central planta mudas frutíferas em Quixeramobim

Em parceria com a ONG Asteca, a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central promove na manhã desta terça-feira (29) o plantio de mudas frutíferas com a participação de professores e alunos da faculdade. A ação faz parte da 2º Etapa das Obras de Saneamento Básico do município e está acontecendo com o apoio da Caixa Econômica e Prefeitura Municipal.
Serão plantadas cerca de 40 mudas de mamão, acerola, goiaba e anonácea em uma área de 4.000 m2 na faculdade. Segundo o diretor da Fatec, Jardel Paixão, a ação contribuirá para estimular a consciência ambiental, além de promover inúmeros aprendizados técnicos. “Os estudantes aprenderão, na prática, como fazer múltiplos aproveitamentos integrando lavoura, pecuária e floresta. Na primeira etapa, vamos arborizar e, na mesma área, haverá produção de ovinos e bovinos leiteiros, além de produzir o algodão”, explica Jardel.
A próxima fase será em maio, quando plantas nativas – mudas de Sabiá - serão inseridas no ambiente.  O terreno servirá também como espaço para aulas práticas de produção animal e vegetal, estudos em conservação do solo, manejo do sistema água-solo, irrigação, alimentação de ruminante e o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e extensão tecnológica.
www.centec.org.br.