TV Portal

Ceará - Termina nesta quinta-feira, 31, prazo para o pagamento do DPVAT

Taxa deve ser paga até dia 31/1, alerta Seguradora Líder (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)



Proprietários de veículos no Ceará têm pouco mais de 24 horas para pagar o seguro obrigatório para Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT), de acordo com a Seguradora Líder. Segundo a administradora oficial do recurso, caso não quite o pagamento até esta quinta-feira, 31, o dono do veículo ficará descoberto pelo benefício em caso de acidente – o mesmo não vale para os passageiros, que estão protegidos independentemente da adimplência do dono do veículo. 

A administradora baseia a data na resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) número 332, de 2015. O documento determina o pagamento do seguro junto ao vencimento da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), argumenta a Líder. De acordo com a seguradora, o vencimento do imposto no último dia de janeiro é definido no Ceará pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).
Apesar de estar vinculado ao pagamento do IPVA, o seguro DPVAT só é obrigatório na hora de fazer o licenciamento do veículo, que deve ser pago ao longo do ano em data definida a partir da numeração da placa. 

Serviço
No Ceará, para pagar a taxa o contribuinte deve acessar o site do Detran-CE

1 - No site, selecionar a opção "Seguro Obrigatório (DPVAT)";
2 - Informar a placa, o Renavan do veículo e o exercício que pretende emitir;
3 - Preencher o código de validação e cliquar em “Confirmar”;
4 - Clicar com o botão direito em cima do boleto e selecionar “Imprimir”.

Veículos 0Km (1º Licenciamento)
Neste caso, é preciso se dirigir ao Detran-CE para gerar a guia de pagamento.

o pOVO