TV Portal

Tauá - Vem aí o III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns

A terceira edição do Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, na cidade de Tauá. O evento, fruto de uma parceria entre os campi de Tauá e Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (CECITEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tem o objetivo de reunir os profetas da chuva da região para divulgar, valorizar e perpetuar esse saber popular do sertão nordestino. 
A programação inicia-se no dia 13, às 14h, na CECITEC/UECE. Serão ofertadas, no local, três oficinas gratuitas focadas em práticas tradicionais da cultura regional: Elaboração de cordéis, Profecias da chuva: como são feitas? e Raizeiras: tratamentos populares. Para cada oficina, serão disponibilizadas 30 vagas. As inscrições devem ser feitas via formulário on-line a ser divulgado em breve.  
O evento continua à noite, no anfiteatro do Parque da Cidade. O espaço receberá, às 19h, diversas atividades culturais, como recitações de poesias e cordéis e apresentações musicais de sanfoneiros da região e da Orquestra Armorial do Cariri. 
No dia 14, a partir das 8h, no auditório do IFCE, é chegado o momento de saber quais são as previsões para a quadra chuvosa de 2019. O meteorologista e professor da UECE de Fortaleza José Maria Brabo Alves explicará de que forma é desenvolvido o trabalho técnico-científico de previsão de chuvas como o da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Em seguida, é a vez de ouvir o que os profetas da chuva, em sua maioria agricultores da região, preveem a partir de experiências práticas, observações da natureza e técnicas passadas oralmente de geração a geração.  
A comunidade poderá conferir ainda, durante toda a manhã, uma feira de artesanato com produtos de comerciantes locais no pátio do campus. O evento será encerrado ao som do forró de Pedrinho do Acordeon, Sara do Acordeon e Franzé Mota.  
Pré-inscrições  
recepção do IFCE de Tauá recebe, até o dia 6 de dezembro, pré-inscrições de profetas que desejem participar do III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns e de artesãos interessados em expor seus produtos na feira de artesanato do evento. 
Serviço 
III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns 
Data: 13 e 14 de dezembro de 2018. 
Local: IFCE Tauá (R. Antônio Teixeira Benevides, 1, Colibris), CECITEC/UECE Tauá (BR-020, Bezerra de Sousa) e Parque da Cidade (R. Temístocles Fialho, 170, Centro). 
Gratuito. 
Contato: (88) 3437-4249 (IFCE Tauá).
Por: Larissa Lima