TV Portal

Entenda a importância do teste vocacional com psicólogo

Saiba por que fazer a orientação com um profissional especializado





Diante de tantas possibilidades de cursos de graduação, que curso devo seguir? Esta dúvida causa angústia em muitos estudantes no momento crucial de decisão da carreira futura. Atualmente conhecidos como orientação vocacional, os testes vocacionais são fundamentais para auxiliar na decisão de qual profissão seguir.
É comum encontrar plataformas que disponibilizam o teste vocacional online, que até podem contribuir na escolha do curso. Devido a essa facilidade, é possível acreditar que o teste vocacional com psicólogo não é tão necessário. Porém, a orientação de profissional qualificado possibilita uma análise mais direcionada e individualizada. E, claro, com resultados mais efetivos.
“Existe uma série de sites que oferecem esses testes. Porém, procurar por um profissional é muito importante, já que a abordagem é feita em cima de um objetivo específico. A intenção da orientação é realmente fazer com que o estudante se conheça mais, só que de uma forma mais rápida, porque tem gente que realmente tem a dificuldade de tomar uma decisão”, informa a orientadora Thais Helena Lima, responsável pela empresa orientação profissional EAD.

Como é feito o teste vocacional?


Em um acompanhamento com psicólogos e consultores de carreira são avaliadas as aptidões, gostos pessoais e objetivos para serem apresentadas opções de profissões que combinam com os dados coletados na entrevista. Além da área de interesse, o estudante também tem acesso a carreiras que poderia seguir dentro desse segmento. 
É possível também encontrar profissionais que atuam nas áreas de seu interesse e pode vivenciar o dia a dia da profissão que almeja seguir. Outro fator importante desse teste é a oportunidade de ter acesso a áreas e carreiras que o aluno desconhecia e nem poderia imaginar se enquadrar em seu perfil.
Na orientação vocacional, são apresentadas também as opções de cursos, como eles funcionam, a grade curricular e as instituições de ensino que ofertam a graduação, além da análise dos custos envolvidos na formação. Afinal, é possível optar pelas diferentes formas de ingresso, como Enem, vestibulares tradicionais, ProuniSisuFies e as bolsas de estudo para graduação
Com tantas informações na bagagem, o estudante fará, certamente, uma escolha do melhor caminho a ser seguido. Importante ressaltar que os psicólogos e consultores de carreira não interferem na decisão do aluno. No final, a escolha é sempre sua. 
Interessado em fazer um teste vocacional com psicólogo? Não deixe de conferir se os profissionais são registrados nos conselhos de classe, como o Conselho Regional de Psicologia, no caso dos psicólogos

Agência Educa Mais Brasil