TV Portal

Chuva mata animais, destrói ruas e inunda praça em cidade do interior do Ceará



Animais morrem durante enchente que atingiu cidade no interior do Ceará — Foto: Edson Freitas
Animais morrem durante enchente que atingiu cidade no interior do Ceará — Foto: Edson Freitas
Uma chuva de cerca de 178 milímetros destruiu ruas de diversos bairros do município de Farias Brito, na Região Cariri do Ceará, na manhã desta quinta-feira (6). A água invadiu casas, a praça da cidade e também deixou animais mortos, como dezenas de galinhas que estavam em uma propriedade. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a chuva registrada na cidade é a maior precipitação fora da quadra chuvosa do ano no estado.
A chuva começou ainda durante a madrugada e se estendeu por cerca de quatro horas. Com a intensidade, algumas barragens sangraram. Estradas que dão acesso a várias comunidades ficaram destruídas. A praça principal da cidade ficou coberta de lama.
Praça Princpal de Farias Brito ficou coberta de lama. — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Farias Brito, Cícero Edno de Oliveira, a prefeitura realiza a limpeza de canais para melhorar o escoamento da água da chuva. A prefeitura também iniciou a limpeza das ruas e avenidas que foram afetadas.
"A prefeitura já vem trabalhando a longo tempo porque essa situação é preocupante. Vemos como as pessoas daqui estão sofrendo com isso. Nosso relevo é muito propício a enchentes. Projeto de desapropriação do canal para melhorar o escoamento da água. Apoio as familias visitando as casas", disse.
As ruas de Farias Brito ficaram sem o calçamento e com diversos poços de lama — Foto: Edson Freitas
As ruas de Farias Brito ficaram sem o calçamento e com diversos poços de lama — Foto: Edson Freitas
Maior do ano
A chuva de 178,0 milímetros registrada na cidade de Farias Brito, na Região do Cariri do Ceará, é a maior precipitação fora da quadra chuvosa do ano, segundo a Funceme. As outras grandes precipitações ocorreram na quadra chuvosa entre os meses de janeiro e abril de 2018.
Ainda segundo o órgão, a chuva das últimas 24 horas no município caririense é a terceira maior do ano. Fica atrás apenas das duas chuvas que caíram no município de Icapuí, Litoral Leste, que registrou no dia 13 de abril precipitações de 255,00 e 179,0 milímetros.

Fonte G1/Ceará