TV Portal

Campanha de Sangue, Virada Cultural, CLIC, "Dia 100" e homenagens fecham 8º Festival Nacional Icozeiro

Fotos: Divulgação (Rita de Cássia Guedes de Lavor)



Ações sociais e paralelas, homenagens e programação intensa e simbólica marcam os últimos dias do 8º Festival Nacional Icozeiro, que desde o último dia 18 realiza atividades gratuitas de artes integradas em todo o Município de Icó, até o próximo dia 30 de dezembro.

Nesta quinta-feira (27) acontece a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea (coleta externa) realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) Regional de Iguatu, Faculdade Vale do Salgado (FVS) e Lions Clube. A ação, denominada "Icozeiro é sangue bom", é a sexta dentro do Festival e visa reabastecer o estoque de sangue para a região, com a coleta externa acontecendo na sede da FVS de 8h às 14h30. Os doadores ainda são convocados para levar 1Kg de alimento não perecível e brinquedos para famílias carentes.

"DIA 100" - O dia 28 de dezembro será o simbólico dia 100, contado desde o primeiro dia do Festival, no ano de 2011. Nesta data, haverá homenagem a artistas que participaram de todas as edições e um show comemorativo de rock autoral com lançamento de EP no Palco Alternativo, próximo a Igreja Matriz.

VIRADA CULTURAL - Tradicional marca do evento, a Virada Cultural, que sempre acontece do sábado para o domingo, está programado para acontecer entre a noite de 29 para a madrugada de 30 de dezembro, no Palco Alternativo. Música ao ar livre, no Largo do Théberge, e mostra espontânea de artistas presentes será a tônica desta data especial.

HOMENAGENS E CLIC - O domingo (30) será de encerramento do Festival gratuito e independente de artes integradas. A literatura popular e erudita, regada pelos poetas Chico Vitor & Getúlio Oliveira, além do Sarau do Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto comporão o cenário de despedida, que terá o som de Niedson Viana e DruLucca.

Serão homenageados, na data, Gerson do Acordeon, com mais de 60 anos no cenário cultural regional; Bonfim Fogueteiro ou das Bombas, que em 50 anos de vida devota tradição na montagem de bombas artesanais da Festa do Senhor do Bonfim; e Dona Menininha pipoqueira, com atuação de cerca de 40 anos no imaginário coletivo cotidiano de Icó.

PROGRAMAÇÃO - Além das ações e programações especiais, o Festival ainda terá sua programação realizada até 30 de dezembro com apresentações artísticas no Teatro da Ribeira dos Icós, Palco Alternativo e calçada da Igreja Senhor do Bonfim, nas noites.

Oficinas e ações formativas serão realizadas na cidade, na Casa de Cultura (manhã e tarde), e no distrito de Lima Campos (tarde). Exposições encontram-se no Sobrado Canela Preta e Teatro da Ribeira dos Icós.

FESTIVAL NACIONAL - O 8º Festival Nacional Icozeiro - Festival da Cultura Icoense - é realizado desde 2011 pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ), que recebeu, em 2018, o Selo de Responsabilidade Cultura - Boas Práticas pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).

Vencedor da Convocatória IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018, o 8º Festival Nacional Icozeiro tem o apoio institucional do IberCultura Viva.

São parceiros o Governo do Ceará, através das Secretarias da Cultura e de Saúde, Sesc, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Faculdade Vale do Salgado (FVS), Paróquia Nossa Senhora da Expectação, Escola Livre de Artes (ELA), Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Icó é Notícia, Portal Icó News, Icó na Rede, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Papagaio FM, Brasil FM, Icó FM, Grupo Imagens de Teatro, Gráfica & Papelaria Icoense.

São apoiadores culturais Brisanet Telecomunicações, Super Queiroz Supermercados, Tiana Noivas, Nossa Fruta Brasil, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), Duda Center, Sindicato dos Professores da rede de Ensino Público Municipal de Icó (Sindpremi), Ótica Estrela, Churrascaria Deca Dinovo, Art Pizzas Delivery, Pousada Emanuella, Arquiteto Lucca Cândido, Tomix Sucos, Via Medicamentos, Isabel Mota Estética Corporal, Dumont Restaurante e Pizzaria, Lívia Cosméticos, Galego da Lanchonete, Farmácia Dona Maria, Brasil Modas, Adrecal Soluções de Pré-Moldados e Gesso, Armazém Dona Ana, Ângela Refeições, Buffet Sindy Festas, Daniel Chocolates & Presentes, Supermercado São Paulo, Farmácia Nossa Senhora das Graças, Trocão Avant Car, Projeto Alimentando Vidas, Farmácia Farmacentro, Floricultura Rosa de Saron, Drogarias São José, Pereira Construções, Angelim Calçados, Xerofax, Peixada Central, Panificadora Frei Damião, Mercantil São Sebastião, Hotel Regina, Panificadora Nossa Senhora das Graças, Irmão GG Empreendimento, Danúbio Climatização, Nova Visual, Mexido Restaurante e Self-Service e Veterinária Icó Vet.


* Com informações da Ascom da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) // 8º Festival Nacional ICOZEIRO 2018 -