TV Portal

Quixadá - Alunos abordam estiagem e tradição em exposição pedagógica sobre a seca e costumes sertanejos


Fotos > Cleumio Pinto
Uma exposição de alunos do Colégio Valdemar Alcântara (CVA), em Quixadá, realizada nesta quarta-feira (14), recebeu elogios dos visitantes. A mostra, com o título “Sacadas”, foi apresentada ao público na Semana Acadêmica, Cultural, Ambiental e Social do CVA. Dentre os temas abordados, a estiagem, brincadeiras e o trabalho dos carroceiros foram alguns dos destaques. Apresentações de teatro, de dança e de música, também sobre os temas expostos, completaram a programação.
A professora de Artes do CVA, Luiza de Marilac, responsável pela coordenação do projeto, acrescentou que foi desenvolvido pelos estudantes no segundo semestre. Nas pesquisas decidiram se dedicarem aos temas “Povo do massapê” e “Carroceiros de Quixadá”. O trabalho educacional poderá se transformar em uma exposição itinerante, visitando escolas e espaços culturais da cidade.
O resultado das pesquisas surpreendeu até os alunos. Gerliane Silva foi um deles. Quando realizavam o trabalho de campo foram descobrindo a importância do carroceiro no dia a dia da cidade. As citações de escritores famosos da literatura brasileira como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos reforçaram a importância do personagem popular e de outros costumes sertanejos.
Outro estudante, Maurício Cruz, se tornou até cordelista. Os versos criados por ele no estilo literário reconhecido recentemente como patrimônio cultural imaterial, retratam a diversidade vivida no período da seca e também a alegria das crianças no cotidiano sertanejo. Inspiraram os colegas a definirem o título da exposição sobre a seca, “Povo do massapê”.
Fonte : Diário do Sertão Central