TV Portal

Mineirolândia recebe mutirão com exame de prevenção do câncer

Foto José Wellington 

Equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, juntamente com equipes da Secretaria de Saúde de Pedra Branca, estão nesta sexta-feira 9 de novembro no Distrito de Mineirolândia, para a realização de ações de prevenção ao câncer de próstata no homem e de câncer do colo do útero na mulher.
Trata-se do Programa Saúde do Homem e da Mulher, uma ação pioneira do SENAR que visa prevenir essas duas doenças no campo e que vem tendo grande aceitação no meio rural, a procura por parte dos homens é ainda maior do que por parte das mulheres, pois para eles, é feita também o PSA, com a presença de um urologista, que já é difícil na cidade imagine no campo., lembra. Os exames são custeados pelo SENAR que faz também a mobilização em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde junto à comunidade.

A Secretaria municipal de Saúde realiza testes rápidos de HIV e Siflís, vacinação de hepatite e gripe, entre outros. O SENAR, por outro lado, oferece a Sala da Beleza e auto estima, com corte de cabelo e manicure com distribuição do kit higiene e também uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer .
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Saboya, o Superintendente do SENAR-CE, Sergio Oliveira da Silva e a Coordenadora de Projetos do SENAR, Carolina Machado, estiveram participando do evento em Mineirolândia, que também contou com a presença do Prefeito Antônio Gois e da secretária municipal de Saúde Dra Vanderlucia Felipe.
Portal de Notícia CE com informações da Prefeitura Municipal