TV Portal

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguram hoje (01) Centro de Atenção à Saúde do Homem

A atenção à saúde do homem ganha um novo serviço especializado nesta quinta-feira, 1º de novembro, quando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, inauguram, às 9 horas, o Centro de Saúde do Homem, com serviço de urologia, no Centro de Saúde Meireles. Com os atendimentos regulados pela Central de regulação , o Centro de Saúde do Homem conta com três médicos urologistas e estrutura para realização de exames de ultrassom, biópsia prostática, cistoscopia, ampliando assim a capacidade diagnóstica do câncer de próstata, além de sala de esterilização e centro cirúrgico para realização de pequenos procedimentos. O espaço tem capacidade para receber mais de trinta pacientes por dia.
O novo Centro de Saúde do Homem absorve todo o ambulatório de urologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede pública estadual referência na atenção de alta complexidade, e os serviços do Centro de Atenção à Saúde do Homem (CASH), mantido desde a década de 90 pela Prefeitura de Fortaleza. O Centro de Saúde do Homem passa a atender pacientes que não têm indicação de tratamento cirúrgico e a encaminhar aos serviços terciários, já com exames e avaliação pré-operatória, aqueles pacientes com indicação cirúrgica. O foco é a prevenção do câncer de próstata, com oferta de tratamento clínico da hiperplasia prostática (aumento da próstata), da disfunção erétil e do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (andropausa). A nova estrutura vai garantir mais salas para a realização dos atendimentos
Prevenção do câncer

O câncer de próstata surge quando as células da próstata passam a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. É o câncer mais comum entre os homens e possui grandes índices de cura ao ser diagnosticado em estágio inicial. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
O INCA estima para este ano 2.700 novos casos de câncer de próstata no Ceará, taxa de 60,01 casos por 100 mil homens. Fortaleza, conforma estimativa do INCA, deverá registrar 560 casos. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Para ser atendido no Centro de Saúde do Homem, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Após consulta com o médico do Programa de Saúde da Família, poderá ser encaminhado ao especialista.
Sinais de alerta para o câncer de próstata

• Dificuldade de urinar;
• Demora em iniciar e finalizar o ato urinário;
• Presença de sangue na urina;
• Diminuição do jato urinário;
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Serviço
Inauguração do Centro de Atenção à Saúde do Homem
Data: quinta-feira, 1º de novembro
Hora: 9 horas
Local: Centro de Saúde Meireles
Av. Antonio Justa, 3113, Meireles
Assessoria de Comunicação da Sesa