TV Portal

Estudantes devem renovar o contrato do Fies até amanhã (23)


Procedimento é obrigatório para contratos firmados até dezembro de 2017

Termina nesta sexta-feira (23) o novo prazo para a renovação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para estudantes que contrataram o financiamento até 31 de dezembro de 2017. Também chamado de aditamento do Fies, o procedimento deve ser realizado por meio do site SisFies.
Inicialmente, o prazo estava fixado em 16 de novembro, na última sexta-feira. No entanto, houve adiamento “em virtude do feriado [15 de novembro], para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, destacou na ocasião Sílvio Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao MEC.
Renovação de contratos de 2018
A renovação dos contratos de 2018, relativos ao Novo Fies, deve seguir o cronograma definido pelo agente operador de sistema, a Caixa Econômica Federal. Estão previstas aproximadamente 890 mil renovações. As instituições de ensino realizam a solicitação de aditamento para, em seguida, os estudantes validarem as informações.
Em casos de alterações contratuais, será necessário entregar a nova documentação exigida ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal; caso a renovação seja simplificada, o aditamento já é finalizado acontece quando o estudante valida informações no sistema.
Novo Fies
Novo Fies é a nomenclatura atribuída ao Fundo de Financiamento Estudantil após a reformulação. O programa passou a ser dividido em três modalidades: o Fies (modalidade I), ofertado diretamente pelo Governo Federal para o contratante; e o P-Fies (modalidades II e III), ofertado por instituições financeiras.
Podem solicitar o Fies estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançaram nota acima de 450 pontos. Ter nota acima de zero na redação, e ter renda per capita familiar mensal de até cinco salários mínimos, a depender da modalidade.

Tunísia Cores - Ascom Educa Mais Brasil