TV Portal

Estudante de Pedra Branca fará intercâmbio em Portugal

Foto Reprodução IFCE



O estudante pedrabranquense  Daniel Apolinário, do curso de Automação Industrial, do Instituto Federal do Ceará de Juazeiro do Norte.  fará seis meses de intercâmbio em Portugal em 2019. 
Através do IFCE Internacional, programa que oferta bolsas de mobilidade internacional para alunos do Instituto.

Daniel, sempre estudou em escola pública, fez o ensino fundamental na escola Antonio Torquato de Souza (Capitão-Mor-Pedra Branca), o médio no Francisco Vieira Cavalcante, primeira Graduação já no IFCE campus Juazeiro do Norte, onde se formou em Engenharia Ambiental. O jovem satisfeito com a excelência na qualidade de ensino do IFCE, resolveu fazer um segundo curso, desta vez Tecnologia em Automação Industrial, atualmente está cursando o 3º semestre.
"As expectativas são muitas no sentido de aprimorar conhecimentos em sua área, conhecer novos lugares e conviver com uma nova cultura". Ressalta Daniel.

Além de Daniel,   o instituto Federal do Ceará de Juazeiro do Norte enviará ao   intercâmbio.
a estudante Juliana Sousa, do curso de Construção de Edifícios. A jovem é natural de Barbalha e atualmente mora em Juazeiro, sempre estudou em escola pública. Fez curso Técnico de Edificações em uma escola Profissionalizante estadual e agora estuda Tecnologia em Construção de Edifícios no IFCE.




SOBRE O PROGRAMA:

- O Programa de Bolsas IFCE Internacional existe desde 2012 e essa foi a 7ª edição.
Nessa edição foram ofertadas 2 vagas para Canadá, 1 para Espanha e 10 para Portugal. Participaram da seleção alunos de 23 campi do Ceará.
Os dois selecionados do campus de Juazeiro do Norte terão como destino Instituições de Ensino Superior em Portugal, onde deverão cursar disciplinas de suas áreas por um período de 6 meses.

-Os objetivos do programa são:
I. Oferecer oportunidade de estudo aos discentes do IFCE em instituições de ensino de excelência em diferentes países;

II. Permitir a atualização de conhecimentos em matrizes curriculares diferenciadas possibilitando o acesso de nossos estudantes à instituições de elevado padrão de qualidade, visando complementar sua formação técnico-científica em suas áreas de estudo e afins;

III. Complementar a formação de nossos estudantes, a fim de que se tornem cidadãos preparados para o mundo globalizado no qual vivemos, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, e trazendo estas experiências para o IFCE, após o seu retorno, para que toda a comunidade acadêmica seja beneficiada.


A seleção avalia o desempenho do aluno durante o curso, suas atividades de pesquisa e ensino e a vulnerabilidade socioeconômica, visando custear o intercâmbio para alunos com bom desempenho e que não teriam outra oportunidade em virtude da sua baixa renda.



SOBRE O IFCE - JUAZEIRO:

O IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) campus JUAZEIRO atualmente oferta 8 cursos:
Superior: 
Bacharelado em Engenharia Ambiental, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Construção de Edifícios, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Física.

Médio Integrado:
Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Edificações.

EJA:
Mecânica Industrial

Para ser aluno do IFCE na modalidade de ensino superior, os interessados devem fazer a prova do ENEM e participarem da seleção pelo SISU. Para ingressar em dos cursos de ensino técnico, as inscrições são feitas no site do IFCE (https://ifce.edu.br/juazeirodonorte) e a classificação é dada por análise do histórico escolar do aluno. O processo seletivo para os interessados em iniciar um dos cursos técnicos em 2019 inicia no dia 13/11 no site indicado acima.

Atualmente há 1908 alunos matriculados e 209 selecionados no último SISU para ingressarem em abril de 2019.

Portal de Notícia CE