TV Portal

Alunos da EEEP de Pedra Branca desenvolvem projeto para transformar sebo bovino em biodiesel





A preocupação com o meio ambiente e a geração e uso de energia, coloca questões e desafios, aos atuais hábitos de vida em sociedade e evidenciam a busca por fontes alternativas de energia envolta em um contexto que abraça aspectos sociais, econômicos e ambientais. 
Nesse cenário, as energias renováveis ganham espaço. Pensando nisso alunos do curso de agronegócio da E.E.E.P Antônio Rodrigues de Oliveira da cidade de Pedra Branca (CE),  estão desenvolvendo o projeto GeraçãoAGRO.
As pesquisas foram realizadas pelos alunos  Pedro Thyago Alves Florêncio e Milena Almeida Caetano tendo como orientadora a professora Talitha Tábatha de Barros. 

Após estudarem a disciplina de bovinocultura e visitarem o Abatedouro público da cidade, tomando conhecimento da quantidade de sebo bovino produzido semanalmente  e sabendo que tal material quando descartado de forma incorreta pode gerar um resíduo prejudicial ao meio ambiente,  desenvolveram um reator de baixo custo feito a partir de materiais recicláveis e de fácil acesso para produção de biodiesel feito de sebo bovino, gerando renda e sustentabilidade. 

Todo a matéria prima usada para produção de biodiesel em escala experimental foi cedida  pelo abatedouro público de Pedra Branca que tem como responsável técnico o Médico Veterinário Bruno Benevides.


Portal de Notícia CE  com informações da professora Talitha Barros.