TV Portal

Secretário da SSPDS se reúne com representantes da Senasp para tratar início das atividades do Centro de Inteligência

O treinamento dos profissionais que atuarão no Centro Integrado de Inteligência do Nordeste, que será sediado no Ceará, acontecerá no final de novembro, em Fortaleza. A definição aconteceu durante reunião, em Brasília, na sede da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública (Senasp/MSP), com a participação do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), André Costa, e do secretário adjunto da pasta nacional, almirante Alexandre Araújo Mota. No encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (31), foram tratados assuntos relativos ao o início das atividades do equipamento.
“Ficou confirmado que no final de novembro, os policiais dos outros oito Estados do Nordeste, e da Senasp, passarão por alguns treinamentos. Serão cerca de duas a três semanas de capacitações, e no fim, já estaremos trabalhando com a parte da estruturação e equipagem do Centro. A previsão é que ainda em dezembro, com a data ainda a confirmar, o equipamento já possa começar a operar”, revelou o secretário André Costa.
Além do Centro Regional de Inteligência, o titular da SSPDS também tratou da liberação de investimentos para a área da segurança pública cearense, por parte da Senasp. Conforme André Costa, há uma verba orçamentária de R$ 20 milhões para modernizar os equipamentos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros do Ceará, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp). A proposta, que está em análise e com previsão de liberação para a segunda quinzena de novembro, visa à aquisição de armas de fogo, equipamentos de proteção individual e viaturas para as vinculadas.
Na tarde de hoje (31), o titular da SSPDS também participa de reuniões nas sedes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tratar de assuntos relacionados à inteligência e integração entre os órgãos federais e estaduais.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL