TV Portal

Pedra Branca - Comunidade resgata tradição para comemorar a festa da padroeira

As Rainha do Azul e Vermelho (Fotos:  Vando Carlos)



A comidade de Capitão Mor, localizada  no sertão pedrabranquense, cerca de 68 km da sede do município, se prepara para realizar mais uma festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira, que vai de 17 à 27 de novembro, sendo bastante conhecida por sua religiosidade e por unir a sociedade local em torno das festividades, que recebe inúmeros visitantes nos dez dias do evento.
Para os festejos deste ano, a equipe organizadora,  está revivendo uma das mais belas tradições.
Os partidos Azul e Vermelho, que por muitos e muitos anos, animou a festa, promovendo uma disputa sadia, entre os torcedores dos dois grupos, e incentivando a arrecadação financeira,  para  as bens feitorias da Igreja de Nossa Senhora das Graças e da paróquia.
Tudo isto foi introduzido na cultura local, pela a senhora Maria Cristóvão (Madrinha), uma das fundadoras e mentora religiosa, que até hoje convive em meio a comunidade.  


As cores dos partidos tem  a simbologia de duas imagens sacras, o vermelho representa o  Sagrado Coração de Jesus e o  azul, o Sagrado Coração de Maria. 
Cada grupo elege suas rainhas, que assim como no passado, as belas jovens vão representar e liderar seus grupos  em eventos e visitas, em busca da arrecadar de valores.  O grupo vitorioso é conhecido no último dia da festa, após ser contabilizado as quantia arrecadadas. 

Ainda não foi divulgado oficialmente a programação da festa 2018. 

Portal de Notícia CE