TV Portal

Oficina capacitará profissionais de saúde do Sertão Central

Médicos e enfermeiros da atenção primária, ginecologistas, obstetras, pediatras e enfermeiros da atenção ambulatorial especializada e maternidades dos municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central participam nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, em Quixadá, da Oficina de Capacitação do Programa Nascer no Ceará, realizada pelo programa Mais Infância Ceará, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socep).
O Governo do Ceará, através do programa Mais Infância Ceará, em parceria com a Secretaria da Saúde, lançou em 26 de março deste ano o Programa Nascer no Ceará. Para cumprir o objetivo de reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil, o programa estabelece a reestruturação da linha de cuidado materno-infantil a partir do cuidado à gestação de alto risco, o fortalecimento do processo de regionalização e descentralização das ações e serviços de saúde do SUS e qualificação da assistência na linha de cuidado materno-infantil através da elaboração e implementação de protocolos, qualificação de profissionais e definição de fluxos assistenciais nos três níveis de atenção, nas cinco macrorregiões de Saúde do Estado.
O Nascer no Ceará faz parte das atividades do Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. O programa desenvolve um conjunto de ações que envolvem os três níveis de atenção através de pactuações municipais, regionais e macrorregionais para o fortalecimento da assistência qualificada às gestantes de alto risco. A iniciativa dispõe de aplicativo de celular que ajudará na assistência e monitoramento de todas as gestantes cadastradas para apoiar as ações desenvolvidas pelo programa.
SESA