TV Portal

Mais de 12 mil não foram às urnas em Quixadá; Município tem 53.420 eleitores

Neste primeiro turno muitos eleitores precisaram ter paciência para votar em Quixadá.


Os números são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dos 53.420 eleitores cadastrados 12.627 não votaram neste primeiro turno das eleições em Quixadá. O Cartório Eleitoral da 6ª Zona, sediado neste Município informou que 9.627 títulos foram inabilitados porque os titulares não realizaram o recadastramento biométrico. O restante, 3 milnão compareceu às seções. Foram disponibilizadas 203 urnas eletrônicas.
Dessa vez, boa parte dos eleitores reclamou da demora nas filas, em algumas delas aproximadamente uma hora. Quem deixou para cumprir a obrigação eleitoral no fim da tarde, para evitar o sol quente e o calor de mais de 35°C, também precisou ter paciência. O principal motivo da demora era o número de opções a votar, seis. Por outro lado, a identificação biométrica tornou o processo mais rápido. Era apertar o polegar no leitor e ir para a urna.
Ainda na região da 6ª Zona Eleitoral, a qual atende também os municípios de BanabuiúChoró e Ibaretamanenhuma urna apresentou problema grave. Foram detectadas apenas a falta de energia elétrica em dois locais de votação, na localidade de Alívio dos Cancões, distrito de Cipó dos Anjos e Alto Alegre, em São João dos Queiroz, ambas na zona rural de Quixadá. Nenhuma urna foi impugnada.

Quanto a crimes eleitorais, foram detectados apenas “derrame” de santinhos nas entradas de alguns locais de votação. Os autores não foram identificados. Um Oficial de Justiça aposentado foi detido. Ele é natural do Pará. Estava de passagem em Quixadá. Queria votar. O presidente da seção autorizou, mas houve insistência. Ele queria que a esposa votasse também. Houve discussão, a Polícia Militar foi acionada. O caso foi parar na delegacia regional da Polícia Civil.

Blog Diário Sertão Central