TV Portal

Eleições 2018 - Doze urnas foram sorteadas para auditoria no TRE: Pedra Branca, Canindé e Boa Viagem na lista


Aconteceu na manhã do último sábado (06), na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o sorteio de doze urnas que serão auditadas. Além disso, foram escolhidos os policiais e servidores que acompanharam a remessa das quatro primeiras urnas sorteadas, e foram distribuídas, com orientações de preenchimento, as cédulas de votação a estudantes de uma escola de Fortaleza.
As zonas selecionadas se distribuem entre a capital cearense e os municípios de Jaguaribe, Pedra Branca, Sobral, Canindé, Limoeiro do Norte, Icó, Boa Viagem, Barbalha e Tabuleiro do Norte. Dentre elas, quatro zonas e seções foram sorteadas para a auditoria da votação eletrônica sob condições normais de uso. As urnas foram levadas para o Centro Universitário Estácio do Ceará, Unidade Campus (antigo Colégio Cearense). Por outro lado, oito zonas e seções foram sorteadas para a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas através do método de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas. Ambos os procedimentos foram realizados no domingo de 1º turno. 
Segundo o juiz Roberto Viana Diniz, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, "este trabalho de auditoria é mais um reforço da Justiça Eleitoral na demonstração da transparência do processo e credibilidade do sistema eletrônico de votação”, explica. 
Diário do Nordeste