![]() |
foto:divulgação |
"Cada criança não vacinada coloca em risco a sua vida e, também, a de todas as crianças do seu convívio. A criança que segue o esquema vacinal fica protegida contra muitas doenças graves que ainda circulam no país e no mundo”, explica Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunizações da Secretaria de Saúde do Município,
Para estados e municípios que não conseguiram atingir a meta, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha até o dia 15. Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças de todo o país não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado. Mais de 19,7 milhões de doses das vacinas foram aplicadas, cerca de 9,8 milhões de cada.
Campanha
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.
Emoticon Emoticon