TV Portal

MPCE promove fortalecimento de conselhos e fundos municipais do idoso na região do Baixo Jaguaribe






O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou nesta quarta-feira (22/08), em Russas, o segundo encontro do projeto “Caminhos para um Envelhecimento Cidadão no Ceará”, que tem o objetivo de promover a criação e fortalecimento dos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos dos Idosos em todas as regiões cearenses. O encontro de hoje reuniu representantes de 21 municípios da região do Baixo Jaguaribe e foi realizado durante a manhã no Centro Vocacional Tecnológico da cidade.
Segundo o promotor de Justiça Hugo Porto, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), o momento alcançou bons resultados. “O projeto está evoluindo positivamente e se estenderá até março de 2019, quando pretendemos atingir a todos os municípios do Ceará promovendo a qualificação e expansão dos Conselhos e Fundos Municipais do idoso”, disse. O titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Russas, Luiz Dionísio de Melo, prestigiou ao evento.
Em todos os encontros do projeto são promovidas três oficinas temáticas: “Conselhos municipais e aspectos importantes para operacionalização dos fundos”; “Criação e implementação do fundo municipal para a pessoa idosa”; e “Regularização e sustentabilidade das organizações da sociedade civil (Associações e Fundações)”.
O encontro contou com o apoio da Prefeitura de Russas, Conselho Estadual do Idoso, Aprece, APDMCE, Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE, Tribunal de Contas do Estado, Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade; e foram representados os seguintes municípios: Alto Santo, Aracati, Banabuiú, Beberibe, Ereré, Fortim, Ibicuitinga, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
A ação é uma iniciativa do MPCE, através do CAOCidadania e do Centro de Apoio Operacional das Organizações da Sociedade Civil, Cível e do Consumidor (CAOSCC). Saiba mais sobre o projeto em aqui

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará