TV Portal

Professores da Rede Municipal de Ensino do Ceará integram Time de Autores da Associação Nova Escola



Fortaleza - Os professores José Gilson Franco, da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Ademar Nunes Batista, e a professora Danielly Ribeiro, da Escola Municipal 11 de agosto, foram selecionados para integrar o Time de Autores da Associação Nova Escola, um projeto que é desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Os profissionais foram selecionados, por meio de um processo seletivo destinado aos educadores interessados em produzir planos de aula para o Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa. Cerca de 5 mil inscritos participaram da seleção.
O Time de Autores tem a missão de colocar professoras e professores brasileiros, de escolas públicas e privadas, no lugar de autores de materiais sobre os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo é construir uma nova plataforma de planos de aula da disciplina de português para professores de todo o País, alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi aprovada em fevereiro deste ano.
Entre os dias 19 e 22 de julho, os membros do Time de Autores dos planos de aula Nova Escola se encontraram em Itapeva (MG) para a Virada de Autores. Durante a programação, aconteceram palestras e simulações de trabalho, em que eles começaram a produzir o planejamento. Esse momento, que é focado essencialmente na formação dos professores-autores, apresenta as propostas que foram pensadas pelos assessores pedagógicos do projeto: são orientações sobre como pensar aulas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e incentivar a autonomia e o protagonismo dos alunos.
Segundo Danielly Ribeiro, a inspiração para o projeto apresentado surgiu dos próprios alunos com quem compartilha os planos na sua pura latência. “É com eles que verifico se o plano foi satisfatório ou não, se preciso melhorar a didática ou aprimorar a linguagem de acordo com a realidade deles”, aponta a professora.
A participação na Virada de Autores viabiliza trocas de conhecimento com educadores de todas as partes do Brasil, assessorados por mentores e professores especialistas. “O projeto que estamos ajudando a construir, será de grande relevância para a educação pública do país, contribuindo diretamente com o trabalho dos professores, visando assegurar aprendizagens significativas e a construção de uma educação de qualidade para todos os estudantes”, pontua Gilson Franco. 
A plataforma
A plataforma de Planos de Aula Nova Escola é uma iniciativa da Associação Nova Escola, localizada em São Paulo (SP), com o objetivo de disponibilizar gratuitamente e online 6.000 planos de aula de todas as disciplinas do Ensino Fundamental alinhados à BNCC até 2019. Todo o material será produzido por professores com experiência em sala de aula aprovados em um processo seletivo elaborado e realizado pela Nova Escola.

Assessoria de Comunicação