TV Portal

Pedra Branca - Açude Capitão Mor entra no segundo semestre com pior nível de sua história

Foto Vando Carlos/Portal de Notícia CE



Pedra Branca - Açude Capitão Mor, localizado na comunidade que leva o mesmo nome, a cerca de 68km da sede do município, no limite entre Pedra Branca e Mombaça.
O reservatório entrou o mês de julho, com apenas 3.92% de sua capacidade, segundo dados da  Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), amarca nunca antes alcançada em seus 30 anos de construção.
As Boas chuvas que caíram na região, no período chuvoso, não foram suficiente para o açude acumular água.  

A pouca água restante já apresenta  cor e odor muito forte, o que causa preocupação aos moradores da vila que são atendidos pelo sistema de tratamento e abastecimento do SISAR.
Os moradores não sabem até quando terão água do reservatório, e vivem apreensivos sobre o futuro, e cobram soluções e agilidade na resolução do problema que se aproxima, a comunidade pode sofre um colapso total de falta de água a qualquer momento.


O açude Capitão Mor, esta completando 30 anos, o mesmo   foi construído pelo  Exercito Brasileiro, em 1988.  Com capacidade de 6.000.000 m3, é o 3º maior do município,  ficando a traz do  Açude Padre Geraldo de Santa Cruz do Banabuiú, com capacidade  estimada em 7.000.000m3 e do Trapiá com 18.000.000 m3.

Portal de Notícia CE