TV Portal

Matança de cachorros revolta população de Boa Viagem

Matança de cachorros revolta população Boa-viagense

Boa Viagem. Após a morte de uma Boa-viagense residente no bairro Padre Paulo que portava a doença Leishmaniose - Calazar transmitida pelo Mosquito Palha, a cidade entrou em alerta no tocante da onda de doença que se espalhou em diversos animais.
O anuncio de 39 cães que tiveram que ser sacrificados acabou assustando populares que agora acham que a culpa é dos caninos, em especial os de rua o que de fato não é verídico.
Nas emissoras de rádio local, populares em participação via telefone acabam ligando para reclamar do ocorrido e pedindo providências por parte do poder publico para por fim nessa onda de terror que assombra não só os próprios como os donos de animais domésticos. 
O Portal Sert News reuniu informações importantes para você ficar por dentro sobre a doença
A leishmaniose visceral é transmitida pela picada do mosquito-palha e não por mordida de animais ou a convivência com algum que esteja portando a doença.
Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea.
Algumas pessoas não apresentam sintomas. Em outras, os sintomas podem incluir febre, perda de peso e inchaço do baço ou fígado.
Existem medicamentos para eliminar os parasitas. Se não forem tratados, os casos graves costumam ser fatais.
Por que os animais são os mais atingidos?
Por conta da camada de pelagem do animal, é comum o acumulo de sujeira que acaba atraíndo o mosquito, além do calor do animal, fatores estes se tornam mais favoráveis para a aproximação do inseto e por consequência a picada.
O que deve ser feito para evitar essa doença?
O calazar é uma doença que ainda é estudada por cientistas de todo o mundo, não há cura em definitivo, apenas tratamento, já para os animais a situação é ainda mais desfavorável quando se há a comprovação da infecção, os animais acabam tendo como unica alternativa a eutanásia para evitar que este seja a fonte de novas infecções em pessoas e animais. 
Cabe ao poder publico, ações no combate ao mosquito e população em geral, limpeza de locais onde possam acumular insetos, vacinação dos animais, uso de repelentes etc.
Portal Sert News