TV Portal

Latam amplia conexões domésticas na Capital Fortaleza


O hub recém-inaugurado da Air France-KLM e Gol já despertou em Fortaleza a briga pela fatia do mercado aéreo nacional e internacional de outras companhias, a exemplo da Latam Airlines. A empresa pretende, a partir de novembro deste ano e durante toda a temporada, incrementar as operações na Capital em horários da madrugada, configurando dessa forma um banco de conexões doméstico. De acordo com os dados da Base de Resultados e Monitoramento de Slots (direito de pousar ou de decolar em um aeroporto) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aérea solicitou voos para São Luís, Salvador, Guarulhos, Brasília, Vitória, Teresina e Recife, com horários que vão de meia-noite às 4h da manhã. Aos fins de semana, a Latam deve manter na Capital voos diretos para 16 destinos.Dessa forma, a companhia firma em Fortaleza a maior base da empresa no Nordeste com trechos diretos para Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES), Confins - Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Galeão - Rio de Janeiro (RJ). Somam-se ainda os voos para Miami e Orlando, nos Estados Unidos.
Todas as 16 cidades serão atendidas nos fins de semana, aos sábados ou aos domingos, como é o caso de Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro.
Horários
Segundo os slots divulgados, a companhia vai concentrar muitos de seus voos de madrugada. É o caso de Vitória, cuja frequência será de seis operações semanais, com chegadas em Fortaleza a 1h30 e saídas às 2h25. Brasília também tem previsão de pouso a 1h30 e decolagem às 2h20. Guarulhos, que deve ser o trecho com maior incremento, chega a 1h30 e embarca às 2h15.
Além disso, o voo proveniente de Salvador deve pousar em Fortaleza a 0h30 e decolar à 1h30. De Recife, o voo deve aterrissar às 2h30 e decolar às 3h10. Às 22h25 está prevista a chegada da operação de Teresina, com estimativa de retorno às 3h do dia seguinte.
Acordo
Na próxima quarta-feira (4), a Latam oficializa, juntamente com o Governo do Ceará, um acordo para a criação de novos voos no Estado, em uma parceria de longo prazo que visa fomentar o turismo local e contribuir para o desenvolvimento de diversos setores da economia, de acordo com a companhia.
O termo prevê que, a partir de julho de 2018, seja ampliado em 25% o número médio de chegadas e partidas domésticas diárias da Latam em Fortaleza. Já no mercado internacional, o aumento será de cinco vezes, passando de 2 para 10 a quantidade semanal de chegadas e partidas internacionais da companhia.
Além disso, para os próximos meses, a operadora de turismo Latam Travel planeja ações coordenadas com o objetivo de concentrar esforços para promover a Capital cearense como um dos principais destinos turísticos da operadora no Brasil, aproveitando a capilaridade da sua rede de lojas e o incremento de malha aérea previsto para a cidade.
"Estamos muito felizes com este acordo, que nos assegura incentivos fiscais que permitem o aumento de nossa malha aérea no Estado, proporcionando mais opções de voos dentro do Brasil e ampliando a conexão do Ceará com os Estados Unidos. Nossa intenção é contribuir ainda mais para que o Aeroporto Pinto Martins seja um importante centro de conexões de voos e de passageiros, estimulando o desenvolvimento da região", afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil.
"Acreditamos no potencial de toda a cadeia do turismo cearense e vamos abrir ainda mais as portas da região com a força da malha aérea da Latam", diz.

A partir do início das novas operações, a companhia terá isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre o QAV (Querosene de Aviação), e também sobre importação de peças de manutenção e de aeronaves, transporte doméstico de cargas e alimentos e provisões de bordo. Em contrapartida, a Latam se compromete a ampliar o seu volume total de voos domésticos e internacionais.
Fonte: Diário do Nordeste

Ultimas Notícias