TV Portal

Ceará tem apenas uma cidade com baixa vacinação contra paralisia infantil

Ceará tem apenas uma cidade com baixa vacinação contra poliomielite (Foto: Reprodução EPTV)
Ceará tem apenas uma cidade com baixa vacinação contra poliomielite (Foto: Reprodução EPTV)

O Ministério da Saúde alertou nesta semana para a baixa cobertura vacinal contra poliomelite em 312 cidades de todo o Brasil. 
No Ceará, apenas o município de Barreira, no interior do estado, vacinou menos da metade das crianças de um ano, índice considerado baixo pelo ministério.
Conforme o levantamento mais recente, com dados referentes a 2017, apenas 38,51% das crianças de até 12 meses receberam a imunização contra pólio na cidade cearense.
A recomendação internacional para o controle da doença é de que pelo menos 95% das crianças sejam vacinadas. Atualmente, a média nacional de cobertura é de 77%.
O último registro do vírus no Brasil foi feito 1989 em Souza, na Paraíba. A ação de imunização, no entanto, tem o objetivo de evitar um possível retorno da doença. Um caso foi registrado na Venezuela em junho e, nos últimos o anos, o vírus circulou em mais de 23 países.
A vacina contra a poliomielite está disponível o ano inteiro, em todos os postos de saúde do Brasil. Uma campanha nacional acontecerá em agosto (entre os dias 6 e 31), mas ela só tem o objetivo de aumentar a divulgação, informa a pasta. Todas as crianças com menos de cinco anos devem ser vacinadas, segundo o ministério.

Conteúdo: G1/CE