TV Portal

Ceará - Cidades do interior entram em alerta devido a baixa umidade relativa do ar





O início do mês de julho segue com previsão de tempo seco no Ceará, com céu predominantemente entre nublado e claro pelo menos até a próxima quinta-feira (5), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


Conforme os meteorologistas da Funceme, após um fim de semana com baixa umidade do ar em maior parte da porção centro-sul do Estado, os modelos numéricos apontam persistência nos valores de umidade relativa mínima em alguns municípios, indicando valores abaixo dos 30%, conforme previsão realizada na manhã desta terça-feira (3).

No último sábado (30), os municípios de Crateús, Juazeiro do Norte e Jaguaribe apresentaram taxas classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como atenção e alerta, já que atingiram 21%, 23% e 19%. No domingo (1º), foi registrado um leve aumento das taxas nestes municípios.

Considerando o período de 24 horas entre segunda e terça, observam-se valores em torno dos 30%. Por exemplo, Itapipoca, Sobral, Jaguaruana, Barbalha e Morada Nova registraram UR mínima de 33% a 35%. As menores taxas, já consideradas de atenção, aconteceram em Jaguaribe e Crateús, ambas com 28%.

Segundo o Núcleo de Meteorologia da Funceme, os índices mais baixos costumam ocorrer entre o período das 12h às 15h.

Chuvas e temperatura

Até quinta não há condições de chuvas, ainda conforme a Funceme. Porém, há uma  tendência de precipitações no próximo fim de semana, ainda associada aos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs), que são fenômenos típicos desta época e formados na faixa tropical do globo terrestre, na área de influência dos ventos alísios, e se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

Em relação à temperatura, os termômetros devem oscilar entre 24°C e 33°C durante a semana em Fortaleza, por exemplo.


Portal de Notícia CE com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)