TV Portal

BPRaio chega a marca de mil armas apreendidas em 2018 em todo o Ceará


A ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) para todo o território cearense tem refletido positivamente nas estatísticas de apreensões de armas de fogo no Estado. Antes mesmo de terminar o primeiro semestre de 2018, os policiais militares treinados na “Doutrina Raio” já apreenderam mais de mil armas de fogo em todo o Ceará. A agilidade e a intensificação de abordagens nas ruas estão por trás dos bons resultados, conforme a avaliação do coronel da Polícia Militar e comandante dos “raianos”, Márcio Oliveira.
A marca de mil armas apreendidas foi batida, na última sexta-feira (22), mas até esta segunda-feira (25), esse número já é de 1.012 apreensões. 
O saldo positivo aponta para um aumento se comparado ao ano de 2017, quando até dezembro, foram 1.401 armas de fogo. “O emprego da doutrina e as características do nosso policiamento contam muito nos índices que apresentamos. É importante destacar ainda a seleção de um efetivo, que vem motivado para desenvolver o trabalho ostensivo em motocicletas. Outro detalhe importante são as abordagens, pois se você aborda mais, consequentemente, se apreende mais”, destacou o comandante do BPRaio.

Ampliação
Atualmente, o BPRaio possui 2.049 policiais militares atuando em todo o Ceará. A segunda fase da ampliação batalhão especializada em Fortaleza iniciou no José Walter (AIS 09), na quinta-feira (21),com mais 101 policiais para realizar o patrulhamento e atender ocorrências com agilidade, reforçando a segurança para toda a capital cearense, totalizando 202 agentes de segurança. Até o final da expansão, serão quase 800 policiais militares de serviço no Batalhão, somente na Capital.
A primeira fase fora da Capital foi concluída, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior (Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé). Na segunda etapa, 21 municípios do Interior com população acima de 50 mil habitantes já contam com o policiamento ostensivo e ostensivo nas ruas: Aracati, Acaraú, Aquiraz, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Quixeramobim, Pacajus e São Benedito. No Interior, o efetivo do BPRaio já alcança quase 1.300 agentes ativos.
A população de mais 11 municípios com população acima de 50 mil habitantes ainda terão a presença do batalhão especializado na cidade. O governador Camilo Santana anunciou uma terceira fase do projeto que prevê a presença desse policiamento especializado, dessa vez, nas cidades com população entre 30 e 50 mil moradores.
Fonte: Governo do Estado

Ultimas Notícias