TV Portal

Treinamento da 2ª turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros inicia nesta terça-feira (29)

O treinamento profissional da segunda turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) terá início esta semana. A aula inaugural acontece, nesta terça-feira (29), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), com a presença do governador Camilo Santana.Ao todo, 245 novos soldados e 30 oficiais serão capacitados para o ingresso nos quadros da segurança pública do Ceará, todos selecionados pelo certame de 2013. Na primeira turma de aprovados 242 soldados e 33 tenentes foram nomeados.
O Curso de Formação profissional é a terceira etapa do certame e inclui ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.
Curso de Formação de Praças
O Curso de Formação Profissional para o cargo de soldados tem uma carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Os conteúdos ministrados visam desenvolver competências e habilidades que propiciam à capacitação funcional do candidato através de disciplinas, como sistema de segurança pública no Brasil; psicologia das emergências; ética; direitos humanos; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático; entre outros componentes curriculares fundamentais para o desempenho das missões bombeirísticas.
Curso de Formação de Oficiais
Com duração de três semestres letivos e carga-horária de 2.720 horas/aula, o Curso de Formação Profissional para ingresso no cargo de primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CFO/BM) inclui aulas teóricas, práticas e estágio com temáticas variadas, como Sistema de defesa civil; análise de cenários e riscos; sistema de comando de incidentes; atuação diante de desastres; intervenção em emergências com produtos perigosos; segurança comunitária; direito ambiental; atendimento pré-hospitalar; tiro defensivo; combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático, entre outras. A formação dos oficiais é mais longa por serem eles os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos das instituições.
Serviço:
Aula inaugural do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
Data: 29/05/2018 (terça-feira)
Hora: 9horas
Local: Academia Estadual de Segurança Pública (Avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral), 1251, Mondubim)
Fonte:Governo do Estado do Ceará