TV Portal

Assembleia Geral discute pautas dos profissionais da educação em Boa Viagem

Uma Assembleia Geral, convocada pela Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Boa Viagem, reuniu dezenas de professores para discutir as principais pautas de interesse da categoria e atualizar os docentes sobre a última audiência com a prefeita Aline Vieira. O encontro ocorreu neste sábado (12), no Centro de Esportes. A reunião teve a presença do vice-presidente da APEOC, Reginaldo Pinheiro; do assessor político, Roque Melo; e do presidente da Comissão Municipal de Pedra Branca, Girlan Melo.
A Comissão Municipal da APEOC em Boa Viagem é formada pela presidente, Socorro Leocadio Campos; vice-presidente, Ivandi Vieira; secretária, Maria Lindomar Bezerra; e tesoureiro, Odacir Lima.
Na reunião, os participantes receberam informes do andamento da ação do Sindicato APEOC referente à ampliação definitiva de carga horária dos docentes. Atualmente, o processo encontra-se com prazo para recurso. No dia 22 de fevereiro de 2018,  o juiz da 1ª Vara da Comarca de Boa Viagem, Tácio Gurgel Barreto, julgou procedente a ação da APEOC, assegurando a ampliação de carga horária para 156 professores.
O precatório do Fundef do município também foi pauta de debate. Na ocasião, a categoria aprovou, por unanimidade, que 60% do recurso fosse destinado para profissionais do Magistério e 40% para a Educação, conforme tese defendida pela APEOC.
Outro encaminhamento foi como seria distribuído o recurso do precatório do Fundef para os docentes. A votação determinou que professores que trabalharam de 1998 à 2018 irão receber o benefício, proporcionalmente ao tempo trabalhado e com a carga horária.

Audiência com prefeita

No dia 08 de maio, o Sindicato APEOC reuniu-se com a prefeita de Boa Viagem para discutir sobre o precatório do Fundef. Na ocasião, Aline Vieira reafirmou o compromisso de negociação com o Sindicato APEOC, e de destinar o repasse para professores e para a Educação do município.

O valor do precatório do Fundef de Boa Viagem, atualmente, encontra-se bloqueado. Na reunião, a Prefeitura assegurou a abertura de contas específicas para resguardar o recurso. Aline Vieira também afirmou que a gestão está elaborando um plano de investimento voltado para melhorar a estrutura das Escolas. Sobre a valorização dos profissionais do Magistério, a prefeita aguarda a legalidade do processo, com homologação em juízo e pela legislação da Câmara Municipal.
A continuação do processo será feita mesmo durante o período de bloqueio do precatório do Fundef. O Sindicato APEOC propôs a criação de uma comissão, com representantes da entidade e da Prefeitura, para acompanhamento de listagem. No final da reunião, os representantes da APEOC foram escolhidos, estes estão responsável por organizar um plano de investimento sobre o repasse da verba.
Assessoria de Comunicação do Sindicato APEOC