TV Portal

PECNORDESTE 2018 VAI DISCUTIR ALTERNATIVAS DE USO DA ÁGUA SALOBRA NA IRRIGAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA

Resultado de imagem para PALMA FORRAGEIRA





Pela importância da cultura da palma forrageira  no cenário do semiárido nordestino, o PECNORDESTE- Seminário Nordestino de Pecuária- realizará o 3º Seminário da Palma Forrageira do Sistema FAEC/SENAR-CE,  onde um dos  temas  que trará uma nova alternativa para o  homem do campo,  será apresentado pelo pesquisador Gherman Garcia Leal de Araújo, da Embrapa Semiárido, com sede em Petrolina -PE. O  tema da palestra será  “Uso de águas de poços subterrâneos na produção de Palma Forrageira: Uma nova alternativa para a pecuária de terras secas”.
Segundo o Coordenador do Seminário, engenheiro agrônomo Jorge José Prado Gondim de Oliveira., Chefe do Departamento Técnico da FAEC- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-  o  Seminário  será realizado no dia 6 de julho, no Centro de Eventos do  Ceará,  onde ocorrerão palestras e um painel , com a participação de especialistas na área.
Sabemos que nos  estados nordestinos, temos a existência de milhares de poços profundos fechados por serem de água salobra, por esse motivo, estamos trazendo o Dr. Gherman Garcia Leal de Araújo, pesquisador da Embrapa Semiárido na cidade de Petrolina-PE, para mostrar os resultados alcançados com o uso dessa água, na irrigação da Palma Forrageira. Resolvemos  convidá-lo por ser um assunto de real interesse para a nossa região, disse Jorge Prado.
 PROGRAMAÇÃO
Jorge Prado, Coordenador do Seminário da Palma Forrageira

Método de plantio e multiplicação  da Palma Forrageira, tendo como palestrante, Marcio José Alves Peixoto, da Secretaria Estadual  de Desenvolvimento Agrário-S.D.A  e  presidente de Mesa: Hider Fontenele, da Empresa AGROTEC.A abertura do 3º Seminário da  Palma Forrageira  será as 8h30min do dia 6, no Auditório 4 do Mezanino 4, com uma palestra sobre “
De 9hs às 10h50 hs- Palestra: “Uso de águas de poços subterrâneos na produção de Palma Forrageira: Uma nova alternativa para a pecuária de terras secas” Palestrante: Gherman Garcia Leal de Araújo EMBRAPA SEMIÁRIDO- Petrolina/PE e presidente de Mesa: Jorge José Prado Gondim de Oliveira, Chefe do Departamento Técnico da FAEC.
11h às 1 2hs- Palestra: Produção de Palma Forrageira em pequenas propriedades – Caso de Sucesso- Palestrante: Claudio Ribeiro Coutinho da Empresa PLANTEL e  presidente de Mesa: Márcio José Alves Peixoto-S.D.A
No período da tarde, haverá um Painel sobre  Uso adequado da Palma Forrageira: experiências exitosas no estado do Ceará (manutenção, utilização, sanidade)  Palestrantes: Hider Fonteles, Jorge Prado e Marcio Peixoto (AGROTEC, FAEC e S.D.A  tendo como Presidente de Mesa: Helio Chaves Bastos, da SEAPA.
SOBRE O PECNORDESTE

Resultado de imagem para PECNORDESTE VAI DISCUTIR ALTERNATIVAS DE USO DA ÁGUA SALOBRA NA IRRIGAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA
O PECNORDESTE 2018 é uma  promoção e realização  do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL/CNA/ SEBRAE , e este ano terá como tema central Gestão e Mercado : o caminho para o fortalecimento da pecuária nordestina.  O evento ocorrerá de 5 a 7 de julho, no Centro de Eventos do Ceará,. Na programação estão previstas Oficinas de Capacitação, Seminários Setoriais, Feira da Agricultura Familiar, III Seminário Cearense de Palma Forrageira.
Att. Silvana Frota
Assessora de Imprensa Sistema FAEC/SENAR–CE