TV Portal

Plantão de Negociação: Sindicato APEOC cobra da Seduc, Seplag e Casa Civil o atendimento à pauta da categoria


O Sindicato APEOC participou nesta quinta-feira (15) de três reuniões, na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), e no Palácio da Abolição. O objetivo dos encontros foi discutir as principais pautas da categoria, em especial o aumento diferenciado para professores e fim do teto do auxílio alimentação.

Veja os encaminhamentos a seguir:

Secretaria de Educação

Aumento Salarial Diferenciado – O Sindicato APEOC exigiu a aplicação do reajuste de 6,81% na carreira com repercussão para ativos, aposentados e temporários. O secretário de Educação reafirmou que o aumento da categoria será diferenciado e que a mesa técnica continua trabalhando para encontrar a forma de implantação.
Fim do teto do Auxílio Alimentação – O Sindicato APEOC cobrou o fim do teto do vale-alimentação para os profissionais da Educação e Idilvan Alencar reafirmou que a pauta será discutida com o governador, Camilo Santana.
Estavam presentes o presidente estadual do Sindicato APEOC, Anizio Melo; o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro; o secretário-geral, Helano Maia; a tesoureira, Penha Alencar; o secretário da Educação, Idilvan Alencar; e técnicos da Seduc.

Secretaria de Planejamento e Gestão

Pagamento do Reajuste Salarial – A entidade cobrou celeridade no pagamento do reajuste salarial de 3%, retroativo a janeiro, dos funcionários públicos estaduais, aprovado na Assembleia Legislativa. O secretário afirmou que se a Lei for publicada até a próxima terça-feira (20), o pagamento para a folha de março estará garantido.
Auxílio Reforço a Renda – Após cobrança do Sindicato APEOC, a Seplag afirmou que já corrigiu o erro da retirada do pagamento do Auxílio Especial de Reforço a Renda dos professores com duas matrículas e que os prejudicados devem entrar com pedido de ressarcimento.
Carreira para servidores da Educação – O Sindicato APEOC cobrou também concurso público para os profissionais da Educação não docentes, além da implantação da Carreira para esses servidores. O secretário afirmou que fará estudos sobre o assunto.
Estavam presentes o presidente estadual do Sindicato APEOC, Anizio Melo; o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro; a tesoureira, Penha Alencar; o assessor jurídico, Ítalo Bezerra; e o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Maia Júnior.

Palácio da Abolição

Após a reunião na Seplag, o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, e o secretario-geral, Helano Maia, participaram de uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Nelson Martins. Após a cobrança dos dirigentes, Nelson assumiu o compromisso de publicar a lei nesta sexta-feira (16), garantindo assim o pagamento dos servidores no dia 1° de abril, retroativo à janeiro.

Assessoria de Comunicação do Sindicato APEOC