TV Portal

Crateús recebe o primeiro Centro Cearense de Idiomas do Governo do Ceará no Interior

Estudantes de Crateús e região matriculados na rede pública estadual de ensino passam a contar, a partir desta sexta-feira (2), com o Centro Cearense de Idiomas (CCI), do Governo do Ceará. O município foi o primeiro do Interior a receber uma unidade. O local tem capacidade para atender até 1.050 alunos, que contam a opção de estudar gratuitamente inglês e espanhol. O governador Camilo Santana esteve presente à inauguração do CCI, que fica localizado na Rua Santos Dumont, 319, Centro.
“Estamos implantando o nosso Centro Cearense de Idiomas. Nós vamos atender quase 10 mil alunos de escolas públicas em todo o Ceará com o que há de melhor. Esse curso não vai deixar a desejar a nenhum particular. Salas de aulas climatizadas, material gratuito, fardamento, professores de alto nível, notebooks”, enfatizou o governador.
Camilo Santana reforçou que o CCI vai ser importante na qualificação da mão de obra cearense com o crescimento do turismo. “Cada vez mais o mercado de trabalho cobra mais qualificação. O Ceará tá crescendo o turismo. Só este ano nós vamos ter 43 novos voos nacionais e internacionais. A meta é sair de cinco milhões de turistas para 20 milhões. Portanto, para receber bem os turistas é preciso formar jovens e pessoas. Quem terminar este curso vai sair falando fluentemente e escrevendo inglês ou espanhol”.
O chefe do Executivo estadual informou que, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), “o Estado vai criar 11 Centros em 2018, distribuídos em Fortaleza e no Interior”. A capital cearense vai ficar com seis unidades regionais – a primeira também foi inaugurada nesta sexta-feira (2), no período da manhã, no Shopping Benfica. As demais serão instaladas nos shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei e Via Sul, além de uma outra unidade no Bairro Conjunto Ceará. As outras cidades que receberão CCIs são Itapipoca, Caucaia, Iguatu e Juazeiro do Norte. Ao todo, o Governo vai investir R$ 5 milhões.

Na Capital, cada Centro poderá atender 600 alunos. Nos municípios de Caucaia, Itapipoca e Iguatu será de até 1.050 alunos em cada unidade, mesma capacidade de Crateús. O CCI de Juazeiro do Norte atenderá 1.750 alunos. As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, nos três turnos (manhã, tarde e noite), das 10h às 21h, nos shoppings, e das 8h15 às 21h, nos outros espaços. Os cursos terão duração de três anos.
Os investimentos feitos na área educacional vêm a cada ano mostrando mais resultados positivos no Ceará. Idilvan Alencar, secretário da Educação, enalteceu a iniciativa do Governo em proporcionar aos estudantes da rede pública a possibilidade de aprender uma nova língua. “Camilo (Santana), hoje é um dia histórico. Nós estamos fazendo história na Educação do Ceará, porque curso de línguas era pra classe média, tinha que pagar. E mais do que isso, nós não estamos fazendo nenhuma parceria com instituições privadas, o senhor está apostando na competência do servidor público e isso faz a diferença, é a escola pública com a sua força”.

Oportunidade

Diretora do CCI de Crateús, Naedja Pinheiro destaca que a iniciativa é o começo de uma caminhada vitoriosa para os alunos. “Hoje é um dia especial não só para Crateús, mas para toda a região. Estamos inaugurando o Centro de Cearense de Idiomas. Um grande benefício para nossa juventude e professores. O Centro dará aos nossos estudantes oportunidade única de aprofundar os seus conhecimentos em línguas estrangeiras. Isso, para nós educadores, não tem preço”, pontuou.
O estudante do 1º ano da Escola de Ensino Médio Regina Passos, João Carlos Silva, acredita que o CCI seja de grande valia para os estudantes e disse que não vai perder a chance de se qualificar. “Pretendo me matricular em inglês pra ter um conhecimento a mais. Acredito que isso vai me ajudar muito como profissional. É uma oportunidade indispensável” disse.
Professores das escolas públicas estaduais também poderão usufruir do serviço. Cada Centro possui vagas para os docentes e os cursos caracterizam-se como formação continuada. Além disso, todos os professores dos CCIs fazem parte do Quadro de Docentes da rede pública de ensino.

Investimentos

Camilo Santana aproveitou a ocasião para anunciar que autorizou a construção do primeiro trecho da Estrada da Produção, de 15 quilômetros, sonho antigo da população.
Outros investimentos, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Jeová Mota, Carlos Felipe e Walter Cavalcante, foram liberados. Ao todo, as ações vão receber a quantia de R$ 4,4 milhões. Serão compradas quatro ambulâncias, perfurados poços, construídas passagens molhada e uma brinquedopraça e pavimentadas ruas e avenidas do município.
Acompanharam o governador o secretário-chefe da Casa Civil Nelson Martins e seu adjunto Quintino Vieira, os deputados federais José Guimarães e Gorete Pereira, os estaduais Walter Cavalcante, Carlos Felipe, Jeová Mota, o prefeito Marcelo Machado e demais lideranças políticas da região.

Fhilipe Augusto - Repórter de Rádio 
Tiago Stille - Fotógrafo
Governo do Ceará 

Ultimas Notícias