TV Portal

19º Festival Jazz & Blues divulga programação


Do jazz ao blues, passando pelo choro, o forró, a valsa, o mambo… Música do Brasil e universal. Ritmos diversos, arranjos autorais ou ricos improvisos que transformam tudo em um grande encontro da música nos palcos do Festival Jazz & Blues. A 19ª edição acontece de 10 a 13 de fevereiro em Guaramiranga, na região serrana do Ceará, dá uma pausa na Quarta-Feira de Cinzas, e segue com mais programação nos dias 15 e 16 em Fortaleza. A realização é do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação.
Para os dias de Festival na serra, a Cidade Jazz & Blues será erguida na rua principal de Guaramiranga, a cerca de 600 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz. O local abrigará os Shows ao Pôr do Sol, os espetáculos das 21h, as Jam Sessions, além dos Ensaios Abertos à tarde e as atividades musicais pela manhã, destinadas às crianças. Em Fortaleza três espaços vão receber a programação. No Cineteatro São Luiz acontecerão shows nos dias 15 e 16, às 19 horas. No Centro Cultural Banco do Nordeste haverá oficina de gaita no dia 15 às 17h e show às 18h30 e, para fechar esta edição, o Theatro José de Alencar será palco da Festa de Encerramento no dia 16 às 20h30, com direito a dois grandes shows.
Homenageado
Um verdadeiro mestre da cultura musical do Ceará e do Brasil, José Felipe da Silva, o Macaúba, ganha uma homenagem reconhecimento à sua história de virtuosismo no bandolim e à sua inestimável contribuição a várias gerações. São 65 anos de dedicação ao instrumento, que aprendeu a tocar sozinho ainda criança e hoje transcende a própria música, sendo reconhecido como um verdadeiro personagem da Fortaleza do passado e do presente, das coisas e dos costumes da vida boêmia e da grande arte do choro. Neste show será acompanhado por seu filho Marinaldo (também um virtuoso do bandolim), Ribamar Freire (nome histórico do violão de 7 cordas) e Fernando (pandeiro), todos grandes nomes da cena do choro no Ceará. Será no dia 11, na sessão das 17 horas.
Shows
Grandes shows desta edição vão acontecer em Guaramiranga e depois em Fortaleza. A voz grave, as composições inspiradíssimas, os arranjos elaborados e a notável sensibilidade de um dos maiores mestres da música brasileira aportam no Festival este ano. Dori Caymmi destaca a autenticidade da beleza melódica da voz do pai, Dorival Caymmi, a quem se refere o título do novo álbum, “Voz de Mágoa”. No show, que acontece no dia 12 em Guaramiranga e 15 em Fortaleza, ele apresenta sua forma única de tocar violão com afinações pouco convencionais e harmonias criativas. Tudo ao lado dos virtuosos Itamar Assiere (piano), Jefferson Lescowich (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria).
O cantor e compositor gaúcho Filipe Catto, uma das maiores vozes que surgiu na música brasileira nos últimos 30 anos, e o pianista, cantor e compositor Adriano Grineberg, uma das principais referências do blues no Brasil, sobem juntos ao palco do Festival em Guaramiranga no dia 13 e em Fortaleza no dia 16. Estas são as últimas apresentações do projeto “Blues for Africa”, lançado em 2013 por Grineberg, já responsável por apresentações antológicas ao longo da história do evento.
“Explosion Blues” é o resultado do encontro de duas grandes referências do gênero no Brasil, o cantor e guitarrista mineiro Gustavo Andrade e o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, um dos nomes mais destacados na história do Festival Jazz & Blues. O álbum da dupla é fruto de um trabalho musical de mais de 25 anos, que chega à 19ª edição do Festival com um show alto astral e contagiante, repleto de clássicos do blues, country-blues, folk e funk-blues, também com Fabio Mesquita (baixo) e Andre Obermuller (bateria).  Eles se apresentam no dia 13 na serra e no dia 15 no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, onde Jefferson Gonçalves ministra também oficina de gaita.
O piano do cubano Néstor Lambida, o sax e a flauta do mineiro Marcelo Padre, estes dois viajados e experientes músicos que formam o Duo Estro Cuba, se unem à voz e ao violão do compositor e cantor cearense Davi Duarte, autor e intérprete dos mais respeitados na música do Ceará desde a década de 90, e ao músico Nilton Fiore, carioca radicado há muitos anos em Fortaleza, percussionista de grande talento e sensibilidade. Na cidade serrana o show será no dia 11 e em Fortaleza no dia 16.
Para ressaltar toda a qualidade da produção bluseira da Região, o Festival apresenta em Guaramiranga, na Jam Session do dia 12, e em Fortaleza no dia 16 o show "Blues do Nordeste", reunindo quatro virtuosos guitarristas, representantes dessa efervescente produção musical: André de Sousa (Piauí), Gustavo Cocentino (Rio Grande do Norte), Roberto Lessa (Ceará) e Rodrigo Morcego (Pernambuco). Cada um deles, um expoente em seu Estado e um frontman por natureza, unindo forças em um novo espetáculo, marcado pela intensidade e pela forma brasileira de vivenciar o blues. Com os quatro guitarristas, Victor Fontenele (contrabaixo) e Marcelo Holanda (bateria) se alternam no palco em duplas para, na segunda metade do concerto, se reunirem em um quarteto de guitarristas, com muita energia, improvisação e interação com o público.
Serviço
19° Festival Jazz & Blues
De 10 a 13 de fevereiro de 2018 em Guaramiranga e nos dias 15 e 16 em Fortaleza.
Informações: (85) 3262.7230.
Instagram: @festivaljazzeblues.
Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).
Acompanhe no site e redes do Festival o início da venda de ingressos.

Aprece

Ultimas Notícias