TV Portal

Horário de verão acaba neste fim de semana; Confira:

homem mexendo no relógio
(Foto: Agência Brasil)
Em vigor desde o último dia 15 de outubro, o horário de verão chega ao fim na madrugada deste domingo, 18 a partir da meia-noite. 10 estados e o Distrito Federal devem atrasar os relógios em 1 hora.

O ajuste no horário vai valer para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com o término, o leste do Amazonas, Roraima e Rondônia ficam 1 hora atrás do horário de Brasília enquanto o oeste do Amazonas e Acre voltam a ficar 2 horas atrás.

Neste ano, o próximo horário de verão começará mais tarde. O presidente Michel Temer editou decreto que eliminava a medida e assim fica marcado para o dia 4 de novembro. A mudança acontece no fim de semana após o segundo turno das Eleições 2018, no dia 28 de outubro, a pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mender para evitar atrasos de apuração. 

Criado para economizar energia e aproveitar energia solar, o horário já esteve perto de ser extinto. O Governo Federal chegou a avaliar o caso. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, de 2013 para 2016 a economia gerada via horário de verão caiu de R$ 405 milhões para R$ 159 milhões. 
Redação O POVO Online