TV Portal

Altaneira recebe ações de controle da Raiva

No município de Altaneira, região do Cariri, no dia 24 de janeiro, foram realizados trabalhos de identificação de abrigos de morcegos hematófagos e controle da espécie Desmodus rotundus.
O trabalho de captura do morcego tem como objetivo o controle populacional da espécie, com finalidade de minimizar os casos de raiva no Ceará, assim como evitar as espoliações (‘’mordidas’’) causadas pelos morcegos hematófagos desta espécie, ao rebanho.
A espécie Desmodus rotunduspertence à família dos morcegos que se alimentam de sangue, chamados hematófagos, e é a principal transmissora do vírus da raiva aos herbívoros domésticos (bovinos, equinos, caprinos, ovinos).
Para o desenvolvimento das ações, a Adagri contou com a colaboração do fiscal agropecuário Felipe Francelino (NL do Crato) e dos agentes agropecuários Joyce da Cunha (NL do Crato) e Osvaldo David (NL de Nova Olinda).
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Avatar Martins Loureiro, alerta os produtores rurais e entidades parceiras para que informem os animais com suspeita de raiva, a presença de animais agredidos pelo morcego hematófago ou a existência de abrigos desses animais.

A notificação pode ser feita nos núcleos locais da Adagri, ou pelo e-maildisan@adagri.ce.gov.br.

Adagri