TV Portal

Pedra Branca e Milhã recebe ações de controle da Raiva em animais

Resultado de imagem para Captura de morcego
(Foto: Lenito Abreu/Adapec)

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) estiveram este mês de dezembro nos municípios de Milhã e Pedra Branca a fim de realizar trabalhos de identificação de abrigos de morcegos hematófagos para controle populacional da espécie Desmodus rotundus. As ações fazem parte do Programa Estadual de Controle de Raiva dos Herbívoros (PECRH).
Como parte do trabalho, foram ministradas palestras educativas para produtores e criadores da região, com o propósito de repassar orientações relacionadas a vacinação, assim como a identificação de sinais clínicos apresentados pelos animais herbívoros, suspeitos de raiva, e como prevenir esta doença letal.
Para o desenvolvimento das ações, contamos com a colaboração do fiscal estadualagropecuário Antônio Williams (coordenador suplente do programa)do secretário de Agricultura de Milhã, Antônio Gelson, e do produtor Edmilson Ferreira, do Sítio Barra do Riachãomunicípio de Pedra Branca.


A coordenadora estadual do ProgramaAvatar Martins Loureiro, alerta aos produtoresrurais e as entidades parceiras para que informem suspeitas de casos de raiva, presença de animais agredidos pelo morcego hematófago ou existência de abrigos desses animais, aos núcleos locais da Adagri. A notificação pode ser feita também por e-mail ( disan@adagri.ce.gov.br), ou pelo telefone 0800 280 0410 (ligação gratuita).
No combate à raiva de animais herbívoros, a Adagri conta com o apoio de entidades, tais como, Secretarias Municipais de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Federação das Associações Comunitárias e agentes comunitários de saúde.

Conteúdo Adagri