TV Portal

Pedra Branca cai 5033 posições no ranking de Oportunidades da Educação Brasileira

Dados de 2015 








Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB),  foi  divulgado  pela primeira vez  no ano de 2015, na quele ano, o município de Pedra Branca  apareceu na 77 ª posição  no ranking nacional, com o Índice 5,4, acima do Índice Estadual 4,6, e Nacional, 4,5.  como mostra no gráfico acima. 


Porém, na segunda divulgação do IOEB, referente a 2017 ocorrido  na última quinta-feira (8), Pedra Branca apresentou uma drástica queda na sua  pontuação.
Segundo dados que se encontram no site do índice, como pode ser visto no gráfico abaixo, Pedra Branca caiu de 5,4 para 0,0.   Deixando a  77 ª posição na Oportunidade da Educação Brasileira no ano de 2015,  indo para a 5110ª  no ano de 2017.


Acompanhe os dados de  seu município (aqui).

Dados de 2017

Idealizadores

O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por Fabiana de Felicio, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.


Os idealizadores explicam que o novo índice é uma soma de vários indicadores.

“São indicadores de resultado e têm indicadores de insumos, também. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores”, explica Fabiana de Felício, coordenadora do Iobe.

“Nós olhamos nota de prova, olhamos o fluxo - se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menorzinhos em matrícula em educação infantil, e se eles estão completando na idade correta. Então todos esses elementos são capturados no indicador”, afirma Reynaldo Fernandes.


Portal de Notícia CE