III edição Night Fashion leva o melhor da moda aos pedrabranquenses

Fotos Vando Carlos Foi realizado na noite deste sábado (18), o  Night Fashion  Pedra Branca, que este ano de 2017 chega a s...

Secretário da SSPDS visita Iguatu e fala sobre ações para fortalecer a segurança pública na região

 
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, esteve em Iguatu, na Região do Centro Sul do Ceará, onde realizou visitas às sedes das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira (09). Para o titular da pasta, que mantém uma gestão pautada na proximidade com os profissionais de segurança, o principal objetivo das visitas é ouvir as demandas de cada vinculada e apresentar as ações adotadas pela Secretaria, em prol das Forças de Segurança. A psicóloga do Centro de Atenção Biopsicossocial da SSPDS, Rebeca Rangel; e o advogado, Ricardo Valente, presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF), também integraram a comitiva. 

O primeiro diálogo ocorreu com policiais militares, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu. Já à tarde, o gestor visitou a sede da Delegacia Regional de Iguatu e o quartel do Corpo de Bombeiros da cidade. Em diálogo com os profissionais de segurança, André Costa falou sobre a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico, ampliando a segurança no Estado. Iguatu, Icó e Acopiara serão as três cidades da região, que receberão o mecanismo, entre os 38 municípios cearenses anunciados pelo governador Camilo Santana, nessa terça-feira (07), em transmissão pelo facebook. 

Sobre o policiamento ostensivo, o secretário citou a compra e locação de novos veículos, e também da aquisição de novas armas de fogo de calibres variados. "Recentemente, nós adquirimos 150 veículos SUV e finalizamos, agora, a locação de 610 carros, que possibilitarão o aumento do patrulhamento motorizado e a renovação da frota. A região do Centro Sul também será contemplada com mais policiais militares no Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que terão mais duas sedes nas cidades de Icó e Acopiara; e a implantação do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque)", revelou André Costa.


Durante as visitas, os profissionais de segurança foram expostas às duas iniciativas voltadas para a valorização de policiais civis, militares, bombeiros e peritos do Ceará. A primeira delas foi o Centro de Atenção Biopsicossocial da SSPDS, que foi apresentado pela psicóloga Rebeca Rangel, que coordena um trabalho de atendimento psicológico e de assistência social aos servidores do sistema de segurança. O trabalho desenvolvido pelo setor é focado no estreitamento da relação entre a instituição e os servidores, e foi implantado neste ano de 2017, sendo fortalecido a partir de convênios firmados entre a SSPDS e instituições de ensino superior. "O nosso foco foi explicar como funciona o Centro, passar as formas de contato conosco e explicar as vinculações que a SSPDS vem fazendo com as faculdades. Falando ainda sobre a montagem de um serviço dedicado aos agentes de segurança pública, que possui e realizará novas aquisições de profissionais especializados, como psiquiatras, fisioterapeutas e enfermeiros", destacou Rebeca. 


O segundo serviço apresentado foi o Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF). O grupo foi instituído por meio da Portaria nº 865/2017, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 31 de julho, e tem o objetivo de assessorar os agentes de segurança que passam por processos disciplinares ou judiciais em razão do exercício de suas atividades. "O Conselho traz consigo o entendimento de defender esses profissionais de forma voluntária, trazendo uma maior segurança ao trabalho policial. De forma que, efetivamente, os agentes possam intervir em todos os casos. Nós sabemos da importância desse apoio, e por isso, estamos acompanhando o secretário André Costa nestas visitas ao interior, para levar, aos destacamentos de todo o Estado, esse serviço já existente, desenvolvido pelos conselheiros titulares que estão à disposição de todos os profissionais de segurança.", ressalta Ricardo Valente. 

Após a cidade de Iguatu, a comitiva seguirá para o Cariri cearense, onde André Costa também visitará as sedes das vinculadas, na região, e onde ocorrerão palestras ministradas pela psicóloga Rebeca Rangel, para policiais e bombeiros militares. 

Fonte: SSPDS

TV Portal